São Paulo, domingo, 6 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pressão já funcionou com Localiza e Água de Cheiro

Franqueados mudaram nome de perfume e taxas

DA REPORTAGEM LOCAL

Casos de mudanças na forma e operação das redes de franquias por pressão dos conselhos de franqueados não são raros. Antenor Forte Júnior, 32, franqueado de duas lojas da Água de Cheiro, diz que o conselho (criado em 91) teve papel decisivo na forma de merchandising usada pela rede em telenovelas. Segundo Beth Pimenta, franqueadora da Água de Cheiro, "vários lançamentos de produtos foram sugeridos pelos lojistas" e até um perfume que deveria se chamar Cais acabou chegando às lojas com o nome Duna. Prazos de pagamento também já foram alterados pelo conselho.
A Localiza Rent a Car é outra que tem ouvido sugestões do conselho de licenciados. A empresa reivindicava uma taxa de royalties de 8,5% sobre o faturamento de cada loja no lugar dos 4,5% cobrados. Segundo José Zukin, 42, franqueado, o conselho conseguiu estabelecer um cronograma anual para a elevação da alíquota.
No McDonald's, a loja de Duque de Caxias (RJ) teve a idéia de vender pastéis aprovada pelo conselho.

Texto Anterior: Conselho é nova 'arma' dos franqueados
Próximo Texto: Lojas se especializam em produtos para montaria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.