São Paulo, segunda-feira, 7 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Top Tape volta com samba, jazz e funk

CARLOS CALADO
DA REPORTAGEM LOCAL

A gravadora Top Tape está de volta ao mercado. Desativada na área fonográfica desde 1989, a empresa passou os últimos anos atuando apenas no setor de vídeo. Na década de 70, a Top Tape foi responsável pela distribuição no país de importantes selos de música pop, como o Motown, e de jazz, especialmente o CTI.
"Vamos recolocar nossos melhores produtos no mercado", anuncia Marcelo Falcão, 40, gerente artístico do selo, que inclui em seu primeiro suplemento um dos carros-chefes da antiga Top Tape. Trata-se da edição em dois CDs da antologia "Os Melhores Sambas de Enredo de Todos os Tempos", com as gravações originais de 24 clássicos das escolas de samba cariocas.
O restante dos lançamentos é voltado ao jazz. "Live From Bahia", do guitarrista e compositor norte-americano Larry Coryell, foi gravado ao vivo, em Salvador, em 1992. Traz como convidado o cantor e violonista Dori Caymmi, que também assina três faixas. Na banda de Coryell, surgem feras do instrumental brasileiro, como o contrabaixista Nico Assumpção, o trompetista Márcio Montarroyos e o tecladista Luiz Avellar.
Outro brasileiro aparece com destaque em "Afoxé", CD do saxofonista americano Ernie Watts. Além de parceiro na faixa "The Green Giant", Gilberto Gil colabora na recriação de cinco canções de sua autoria: "Raça Humana", "Oriente", "Do Japão", "Meditação" e "Gondwana". O pacote se completa com "Blues at Bradley's", do contrabaixista Charles Fambrough.
"Acreditamos que o mercado vai dar uma reaquecida neste ano. O interesse pela música está voltando", aposta Falcão, que pretende lançar uma média de oito títulos por mês. Já no próximo pacote também dará início aos lançamentos do selo norte-americano Ichiban, especializado em funk e blues.
Entre os primeiros da lista aparecem duas bandas funkeiras. A 95 South é da Flórida e chega com "Quad City Knock", seu álbum de estréia. A dupla Phunk Junkeez vem de Los Angeles e mistura rap e rock ao funk, no CD que empresta o nome da banda.
Outro setor no qual a Top Tape pretende investir é o dos vídeos musicais. "Live in Bahia", de Larry Coryell, e "Song for the Sun", de Jim Beard, serão os primeiros títulos. (CC)

Texto Anterior: Guitarra revela Mark Whitfield
Próximo Texto: Maurício resgata raridades dos anos 50 e 60
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.