São Paulo, terça-feira, 8 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Weather Girls voltam pela metade e renovam "It's Rainin' Men"

A nova formação da dupla vocal Weather Girls

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

Ultimamente, quando se pensa em dance music duas coisas vêm à cabeça: aquelas babas insuportáveis que assolam o dial FM ou os radicalismos inescrutáveis das pistas de dança modernas. Pois esta temporada um lançamento simples, sem pretensão, chega via importados Warner para aliviar o espírito aflito dos fãs da dance. "Double Tons of Fun" representa, finalmente, um meio termo. E, melhor, um álbum coeso, com a unidade que comumente falta aos discos do gênero, feitos de um ou dois hits absolutos.
Não que este aqui não tenha um hit absoluto. Ao contrário, e é esse mesmo o maior mérito. E chega de suspense: trata-se da volta –ou quase– das Weather Girls. Para refrescar a memória, o nome Wheater Girls assinou uma das faixas mais divertidas do finalzinho da era disco, "It's Rainin' Men". O videoclip era igualmente histórico: as duas simpáticas gordinhas do grupo com guarda-chuvas, em meio a uma tempestade de bofes vestidos com minúsculas sungas.
A versão nova das Weather Girls vem sem a principal vocalista, Martha Wash, uma das musas do "backing vocals" dos anos 70, finalmente em bem-sucedida e merecida carreira solo. Assim, de um lado, "Double Tons of Fun" ganha um certo quê de truque, já que em nenhum momento deixa claro que esta não é a formação original da dupla –é apenas "a outra" das Weather Girls e sua filha, que nem crédito recebem no disco. De outro lado, fazem um disco, como mencionado acima, correto.
Sem mais apodrecimentos. Regravado, o hit "It's Rainin' Men" é a última faixa do disco e deve ser a primeira a ser ouvida, só para inspirar. Traz de novo os trovões e os acordes que anunciam a tempestade, agora com o verso "We're back again" (Nós estamos de volta) contra a apresentação da versão original. E força num arranjo que, já que mantidas as características iniciais, ganha o rótulo de neo-disco (ou new-disco).
O estilo –caracterizado por vocais (benditos sejam), arranjos cheios de metais, batida "up" (feliz, pra cima) e bases harmoniosas e melódicas– volta nas faixas "We're Gonna Party", "We Shall All Be Free" e "Can U Feel It?". Verdadeiras brisas no deserto árido do tecno e da hipnose da trance music.
Lembrando a força vocal do En Vogue, as novas Weather Girls põem um pé no swingbeat, através da batida meio funk e da malemolência de faixas como as bem produzida "Sexy Ghost" ou "Sweet Thang". Ponha em CD que dá para ouvir inteiro. Já está bom, né?

Disco: Double Tons of Fun
Grupo: The Weather Girls
Lançamento: Warner, importado
Preço: CR$ 8 mil (média); disponível nas lojas brasileiras

Texto Anterior: Flop e Eve's Plum reciclam as sonoridades dos anos 60 e 80
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.