São Paulo, terça-feira, 8 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Complexidade do conflito confunde o Ocidente

TONY BARBER
DO "THE INDEPENDENT"

O cerco de Sarajevo, mantido pelos sérvios, é apenas um aspecto das várias guerras iugoslavas, que opõem sérvios a muçulmanos, muçulmanos a croatas, croatas a sérvios e facções rivais no interior de cada campo. A complexidade dos conflitos, somada à incerteza sobre o tipo de solução que poderia ser encontrada para os Bálcãs, explica por que o Ocidente reluta em tomar medidas mais fortes.
O conflito fundamental na ex-Iugoslávia é entre sérvios e croatas. Apesar de terem se unido na partilha da Bósnia, eles se confrontam em relação ao status das partes da Croácia de maioria sérvia. A guerra entre sérvios e croatas começou em junho de 1991 e resultou na tomada pelos sérvios de aproximadamente 30% do território croata. Um cessar-fogo vigora desde janeiro de 1992, mas têm ocorrido combates esporádicos.
A guerra na Bósnia, iniciada em abril de 1992, se dividiu em duas tendências principais no ano passado. A primeira foi a consolidação do controle sérvio sobre o leste. Os líderes bósnios muçulmanos não aceitam um acordo de paz que premie a "limpeza étnica" no leste.
A segunda tendência foi o colapso da aliança entre muçulmanos e croatas. É a guerra muçulmano-croata e não o cerco a Sarajevo a principal responsável pelos obstáculos à operação humanitária da ONU no sul e centro. Um problema nas negociações é a recusa da Croácia em permitir que os muçulmanos tenham acesso ao mar Adriático em Neum, localidade croata que faz parte da Bósnia.
Cada lado também sofre divisões internas. O governo dominado pelos muçulmanos, em Sarajevo, foi abalado em setembro passado por uma revolta em Bihac, noroeste, liderada pelo empresário Fikret Abdic. O presidente croata, Franjo Tudjman, é criticado por tentar partilhar a Bósnia. E o presidente sérvio, Slobodan Milosevic, tem tido graves disputas sobre o grau de apoio da Sérvia aos sérvios da Bósnia e da Croácia.

Texto Anterior: Entenda cadeia de comando para bombardeio
Próximo Texto: Guerrilha ataca no sul do Líbano e mata quatro soldados israelenses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.