São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garoto é atacado e biólogo diz ser tubarão

MARCUS FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA

O estudante Alexandre Nascimento Martins, 14, diz ter sido mordido por um animal que julga ser um tubarão às 14h de terça-feira, na praia do José Menino, em Santos (SP). Segundo o biólogo Otto Bismarck Gadig, 32, especialista em tubarões da Universidade Federal da Paraíba, "a mordida no pé esquerdo do menino tem todas as características de ter sido feita por um tubarão".
Gadig está de férias em Santos e visitou a vítima, que mora no bairro de Campo Grande. Ele é representante no Brasil do Museu Estadual da Flórida (EUA), que cataloga ataques de tubarões no mundo. "Na região da Baixada Santista, temos registrados quatro ataques de tubarões desde 1976, incluindo uma morte", disse o biólogo.
Segundo Gadig, Martins teria sido a quinta vítima na região a sofrer ferimentos provocados por tubarões. O adolescente levou 14 pontos no pé esquerdo. Ele foi atendido no Pronto-Socorro Central de Santos, pelo médico Valter Nakagawa Makoto, 40.
"A possibilidade de o ferimento ter sido provocado por um animal marinho é grande. Mas não posso ter certeza absoluta", afirmou Makoto. De acordo com o salva-vidas Marcos Antonio Xavier da Silva, 28, que retirou Martins da água, "um surfista que estava no local na hora do acidente disse ter visto tubarões. Eu não vi nada,"
Martins, que foi liberado pelos médicos e se recupera em sua casa, disse que foi mordido por um "peixe cinza, que tinha uma barbatana na parte de cima do corpo". Ele afirmou que estava a uma profundidade de 1,5 m quando sentiu "uma dor aguda no pé esquerdo".
Nesse momento, o menino afirma que levantou o pé para ver o que tinha ocorrido. "O peixe ainda estava preso ao meu pé. Parecia ser um tubarão. Ele tinha a pele muito áspera", disse. Com as mãos, Martins "empurrou" o animal e nadou até a beira d'água.
Gadig diz que "foi um tubarão de pequeno porte" -cerca de 1,5 metro- que atacou MArtins. Às 19h de ontem, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santos informou que irá designar um médico e um biólogo para visitar Martins. Após a análise dos profissionais, a prefeitura divulgará as medidas a serem tomadas.

Texto Anterior: Sabesp faz plantão no Carnaval
Próximo Texto: Ataques são muitos raros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.