São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doces Bárbaros encerram homenagem

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Cerca de 5.000 pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram ontem à noite do encerramento das comemorações do centenário de nascimento de Mãe Menininha do Gantois.
Um coral formado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa, Daniela Mercury, Margareth Menezes, entre outros encerrou a festa iniciada há uma semana com a inauguração de uma praça no terreiro do Gantois (centro de Salvador).
A maioria das músicas executadas pelo coral era ligada ao candomblé. O maestro Keiller Rego disse que passou três semanas gravando as músicas em fitas para depois fazer as partituras. "Muitas músicas eram exclusivas dos cultos do candomblé", disse o maestro.
O coral começou a se apresentar por volta das 21h30, quando uma forte chuva atingiu o bairro da Federação, onde fica o terreiro. A primeira música apresentada foi "Asa Branca", de Luiz Gonzaga. À medida que a chuva aumentava crescia também a animação da platéia. O publicitário Nizan Guanaes, o ator Guilherme Leme e dona Canô, mãe de Caetano e Bethânia, estavam entre o público.
Caetano Veloso interpretou, acompanhado apenas de seu violão, a música "Oração ao tempo". Maria Bethânia e Gal Costa cantaram em seguida "Homenagem à Mãe Menininha", de Dorival Caymmi.
Desde as 19h as principais ruas e avenidas que dão acesso ao terreiro estavam completamente engarrafadas.
Durante a semana de comemoraçãoo do centenário de nascimento de Mãe Menininha foram realizadas exposições e houve o lançamento de um selo e de uma medalha comemorativos à data (leia texto ao lado). O governador Antonio Carlos Magalhães e o escritor Jorge Amado estiveram no terreiro, durante a semana de comemorações, homenageando a ialorixá.
Mãe Menininha do Gantois nasceu em Salvador e assumiu o terreiro em 1922. Ao morrer, em 1986, também em Salvador, deixou sua filha Cleusa Millet para sucedê-la.

Texto Anterior: Deputado pede investigação de planos de saúde
Próximo Texto: Correio faz homenagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.