São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Galo da Madrugada abre a festa em Recife

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O Clube de Máscaras Galo da Madrugada abre oficialmente hoje o Carnaval de Recife (PE) reivindicando a inclusão de seu nome no "Guinness Book", o livro dos recordes. O Galo pleiteia o recorde de maior concentração de participantes em um único bloco.
O presidente do clube, Enéas Alves Freire, 72, calcula que neste ano mais de 1 milhão de pessoas vão acompanhar o desfile nas ruas do centro da cidade. O número é superior ao do Carnaval de 1992, quando, segundo ele, o bloco teria arrastado cerca de 900 mil foliões.
Para a festa deste ano, o Galo da Madrugada investiu US$ 270 mil, com o patrocínio de empresas privadas. Três carros de alegoria, 11 trios elétricos com orquestras de frevo e 25 baterias de fogos de artifício com 790 tiros cada vão fazer parte do espetáculo.
A saída do bloco está prevista para 9h30, do bairro São José, em frente ao Forte de Cinco Pontas. Para percorrer os cerca de três quilômetros de ruas até a apoteose, na avenida Guararapes, os foliões deverão levar pelo menos seis horas.
Nem mesmo Freire, um dos fundadores do Galo, sabe explicar o motivo do sucesso do grupo. "É um fenômeno que ao mesmo tempo nos alegra e nos preocupa", disse. Segundo ele, 500 homens foram contratados para auxiliar o trabalho dos cerca de 2.000 policiais militares destacados para a segurança do desfile.
Criado em 1975 por um grupo de 15 profissionais liberais, empresários e aposentados, o Galo da Madrugada desfilou pela primeira vez com 75 componentes. No ano seguinte, os participantes já somavam 350 e, em 1980, cerca de 2.000. "De lá para cá, o bloco não parou de crescer", conta Freire.

Texto Anterior: Carimbó contagia até trio elétrico no Pará
Próximo Texto: Fogo destrói roupas de 5 escolas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.