São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doleiro do Collorgate é condenado no RS

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O doleiro Najun Turner, personagem do Collorgate, foi condenado a três anos e quatro meses de prisão pelo juiz da 1.ª Vara da Justiça Federal de Rio Grande (RS), Eduardo Lema Garcia, por remessa ilegal de divisas. Turner foi enquadrado na Lei 7.492, que trata dos chamados "crimes do colarinho branco".
Em sua sentença de cerca de 30 páginas, Garcia considerou ouro como divisa, o que possibilitou uma sentença mais severa. Até então, conforme o procurador da República no Estado, Derocy da Silva, a Justiça tratava o ouro como mercadoria e quem se envolvesse irregularmente com o metal era considerado contrabandista.
A denúncia contra Turner nesse processo, iniciado em dezembro de 1987, foi por contrabando de ouro. Também foi condenado Reinaldo Garcia, que trabalhava com o doleiro, a dois anos e dois meses de prisão. Os 13,2 quilos de ouro, apreendidos na fronteira do RS com o Uruguai, foram devolvidos à União. A Justiça gaúcha tenta localizar Turner para notificá-lo da decisão, da qual ele pode recorrer.

Texto Anterior: Brizola apóia a redução do prazo de desincompatibilização na revisão
Próximo Texto: Mamão é anticoncepcional, diz cientista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.