São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mamão é anticoncepcional, diz cientista

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS E DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisadores britânicos disseram que o mamão papaia pode ter efeito anticoncepcional e força suficiente para provocar aborto. Segundo cientistas da Universidade de Sussex (Reino Unido), o mamão contém uma enzima –a papaína–, que interage com o hormônio progesterona, que prepara o útero para a gravidez.
"Se a progesterona e a papaína interagirem, o nível de progesterona necessário para manter a gravidez pode ser afetado", disse o pesquisador Tharmaligam Senthilmohan. As mudanças nos níveis de progesterona poderiam evitar a concepção e provocar abortos.
Segundo o cientista, o aborto seria mais provável comendo a fruta verde, que contém uma concentração maior de papaína. Em laboratório, foi monitorada a ação da papaína no sangue humano.
Um outro cientista da mesma equipe ressaltou, no entanto, que são necessários estudos para identificar possíveis efeitos colaterais.
Médicos consultados pela Folha disseram desconhecer o efeito. "Nunca se proibiu mamão para gestantes", disse Wagner Gonçalves, da Escola Paulista de Medicina. De Londres, a Folha não encontrou os pesquisadores.

Texto Anterior: Doleiro do Collorgate é condenado no RS
Próximo Texto: Efeito estufa acelera 'metabolismo' florestal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.