São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salários serão pagos pelo valor do dia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Todos os salários que estiverem expressos em URV (Unidade Real de Valor) serão pagos pela URV do dia do pagamento. O pagamento das pensões e aposentadorias da Previdência Social também obedecerá a mesma regra, conforme apurou a Folha.
Os salários poderão ser expressos em URV somente depois da edição da MP (Medida Provisória) que cria a URV, provavelmente em março. A minuta da MP traz normas para conversão dos salários em URV pela média, mas ainda não está definido se ficam no texto final. A tendência da equipe é fixar regras gerais para impedir ganhos reais nos salários.
O pagamento dos salários expressos em URV pela URV do dia evita as perdas provocadas pela inflação. O trabalhador que tiver seu salário convertido em URV terá de receber em cruzeiros reais até que o governo mude o padrão monetário. O governo conta com isso para induzir os trabalhadores a converterem seus salários para URV.
Benefícios
Os aposentados e pensionistas da Previdência Social vão ter um ganho maior porque o pagamento dos benefícos hoje é feito entre o primeiro e o décimo segundo dia útil do mês. Como a inflação está em 40% ao mês, os segurados que recebem por último têm perda de até 20% no valor real dos seus benefícios. Essa perda será evitada com a nova regra.
A equipe econômica ainda não definiu se a conversão dos salários do setor privado será feita pela média dos últimos quatro ou doze meses. Se a MP fixar regras para conversão dos salários em URV, a tendência é que seja usada a média dos últimos quatro meses. O texto da MP só deve ser fechado depois que o ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, discuti-lo com os ministros Walter Barelli (Trabalho) e Sérgio Cutolo (Previdência Social).
Vivaldo de Souza

Texto Anterior: Mínimo é político, diz Barelli
Próximo Texto: Conversão abusiva de preços será corrigida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.