São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segurança é acusado de assédio sexual

DANIELA PINHEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O chefe de segurança do Ministério das Minas e Energia, Irael da Mota, 46, está sendo acusado de assédio sexual e tentativa de estupro por cinco funcionárias do quadro de vigilância. Segundo as vítimas, Mota ameaçava demiti-las caso não concordassem em manter relações sexuais dentro de seu gabinete, oito andares acima da sala do ministro José Israel Vargas.
Apenas uma delas, M.L.V., 29, obedecia às ordens de Mota. "Eu não tinha outra escolha, eu precisava demais do emprego", afirmou. As guardetes (como são chamadas as vigias femininas) são funcionárias de uma empresa de segurança, a Planalto, prestadora de serviços para os ministérios.
A denúncia partiu da guarda M.G.S., 26, uma das últimas a ser admitida no emprego, que "estranhou" ter que beijar o chefe na boca a cada vez que se encontravam no corredor vazio.
Encorajadas pela nova vigilante, as demais resolveram denunciar o chefe. Há mais de quatro meses, o fato foi comunicado ao coordenador de serviços gerais, Hugo Januzzi, mas nenhuma providência foi tomada. O caso foi parar no Sindicato dos Vigilantes, que publicou uma nota acusando Lúcio Bruno de Souza, supervisor da segurança, de chantagem. "Foi uma estratégia para pressionar o Mota, verdadeiro acusado", disse o deputado Chico Vigilante (PT-DF).
Por uma semana, Mota deixou de molestar as vigias. Porém, veio a tona outra história: a de que o próprio Lúcio Bruno –que é sobrinho de Mota– também obrigava as vigias a praticar atos obscenos. No dia 10, três delas prestaram depoimento à Delegacia de Mulheres. Tanto Mota quanto Bruno foram acusados.
"Quem desobedecesse o Bruno, era imediatamente trocada de setor além de perder a regalia de trabalhar apenas meio expediente por dia", disse V.R.D., 28. Ela foi retirada do ministério a pedido de Bruno e logo depois foi despedida. (Daniela Pinheiro)

Texto Anterior: Monique Evans se submeterá a exames
Próximo Texto: Acusados se dizem inocentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.