São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Túnel do Itaim só fica pronto em novembro

DA REPORTAGEM LOCAL

O cronograma das obras do túnel do Itaim prevê que uma das duas passagens sob a avenida Santo Amaro deverá estar pronta apenas no final de novembro. O túnel no sentido marginal Pinheiros-Ibirapuera, onde surgiram três crateras, será o último a ser concluído. A ligação subterrânea entre as avenidas Antonio Joaquim de Moura Andrade e Juscelino Kubitschek, sob a avenida Santo Amaro, sentido Ibirapuera-marginal Pinheiros, deverá estar pronta em agosto.
Antes dos acidentes, a previsão era de que as obras, orçadas em US$ 35 milhões, seriam entregues em março deste ano. Em fevereiro, a prefeitura anunciou que o último túnel estaria pronto em junho.
O anúncio foi feito depois de um novo acidente em um dos túneis, no dia 30 de janeiro. Neste dia, a chuva aumentou a vazão de água na galeria do córrego do Sapateiro, que passa sobre um dos túneis, e estourou as tubulações provisórias, instaladas depois do acidente de 24 de novembro do ano passado. Houve enchente no bairro -as águas chegaram a um metro e meio nas ruas próximas ao buraco.
No acidente de 1993, os trabalhos de escavação provocaram a ruptura da antiga galeria do córrego e de uma adutora da Sabesp –a pressão da água abriu uma cratera de cerca de cem metros quadrados na avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, esquina com a avenida Santo Amaro e danificou um dos túneis. O diretor de obras da Emurb, Marcos Helou, disse que o projeto original previa obras de reforço na galeria depois de concluídos os túneis.
Nova galeria
A construção de uma nova galeria, paralela a atual, vai provocar o atraso nas obras. Ela vai ter o dobro de capacidade de vazão da atual e irá da avenida República do Líbano, ao lado do parque Ibirapuera, até depois da avenida Santo Amaro. Deve estar pronta em agosto. Só então serão retomados os trabalhos de pavimentação e urbanização do túnel sob a pista no sentido Pinheiros-Ibirapuera.
A atual cratera, junto a avenida Santo Amaro, será fechada apenas em meados de novembro, atrasando a liberação do trânsito no local. O trânsito na rua Bento de Andrade, que desemboca na avenida Antonio Joaquim de Moura Andrade, deve ser liberado provisoriamente na terceira semana de abril.

Texto Anterior: Justiça libera boate do IPTU de 1993
Próximo Texto: Embargo sai hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.