São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plano marca esta prática

DA REPORTAGEM LOCAL

A elevação dos preços é uma prática comum em períodos que antecedem os planos econômicos, diz Cristina Bueno, diretora da GPC Consultores. "Antes do plano, as empresas sobem os preços, mas vendem aos clientes com desconto. Um mês depois, elas entregam as planilhas aos institutos de pesquisa com o mesmo preço, mas vendem com ágio", afirma Cristina.
Ela não afirma se essa prática distorce as taxas de inflação. Para isto, seria preciso mensurar os descontos, verificar quais setores fazem isto e ponderar o peso que os produtos têm na inflação.
Cristina explica que, na apuração das taxas de inflação, os preços pesquisados no varejo são aqueles expostos nas prateleiras. Já os preços de atacado são fornecidos pelas empresas, que preenchem planilhas fornecidas pelos institutos de pesquisa.
Para Juarez Rizzieri, coordenador do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe, a margem de erro é menor na pesquisa de varejo, pois os descontos dados pelos fornecedores podem se refletir no preço ao consumidor. Na pesquisa de atacado, que tem as planilhas como base, isto pode não ocorrer. (Mario Rocha)

Texto Anterior: URV altera prazos e preços
Próximo Texto: Valor real é metade do de março de 90, diz o Dieese
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.