São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Valor real é metade do de março de 90, diz o Dieese

DA REDAÇÃO

Valor real é metade do de março, diz o Dieese
Os salários reais médios de 73 categorias profissionais registraram, no ano passado, recuperação real de 2,75% sobre 92. Continuaram, entretanto, com apenas 45% do poder de compra que tinham em 1.º de março de 1990, pouco antes do Plano Collor 1. Esses dados constam de estudo divulgado ontem pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômicos).
Segundo o Dieese, mais da metade das categorias observadas, que compõem seu Banco de Dados Salariais, conservavam no ano passado entre 30% e 50%, apenas, do poder aquisitivo de março de 1990. Isso explica a profunda recessão do país. O salário real médio anual de 93 se aproximou do patamar registrado no período de março a dezembro de 1990.
O estudo também concluiu que 80% das categorias profissionais analisadas superaram no ano passado os índices e/ou a abrangência do reajuste previstos em lei. 60% obtiveram índices mais elevados e mais de 70% asseguraram reajustes acima da parcela de seis salários mínimos.
Cerca de 45%, informa o estudo, conquistaram o mesmo percentual de reajuste para todas as faixas salariais. E mais de 70% das categorias conseguiram, na data-base anual, aumentos reais de salários. Entre outubro e dezembro de 93 os aumentos reais (acima da inflação) situaram-se entre 6% e 7%.

Texto Anterior: Plano marca esta prática
Próximo Texto: Receita pedirá a prisão de 20 empresários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.