São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Encontro selvagem de opostos

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Filme: Totalmente Selvagem
Produção: EUA, 1986, 114 min.
Direção: Jonathan Demme
Onde: às 21h30 na Bandeirantes

Jonathan Demme desenvolveu, ao longo dos filmes que tem realizado, a arte dos encontros estranhos. "Totalmente Selvagem" não foge à regra e introduz, no registro da comédia, a aproximação entre Audrey (Melanie Griffith), sexy e marginal, e o empedernido yuppie Charles (Jeff Daniels).
São duas maneiras de estar no mundo completamente opostas, para dizer o mínimo. Charles não é um simples escravo das convenções: é um adepto incondicional delas, até que a moça aparece em seu caminho.
E aparece disposta a desencaminhá-lo. Daí por diante, a aflição do rapaz em relação aos compromissos que ela o faz perder, às formalidades que é levado a romper, serão num primeiro momento o grande motivo de riso que o filme oferece.
Demme trabalha muito bem a tensão dos compromissos rompidos, algo não sem relação com as antigas comédias sofisticadas americanas, apoiado num roteiro que não economiza surpresas ao espectador.
Não seria demais dizer que uma das causas da decadência da comédia contemporânea é o extremo gosto pelas convenções desenvolvido em Hollywood. Griffith (com ajuda de Daniels) compõe a imagem de um mundo menos cercado de obrigações. Ou antes, afirma que elas são menos uma fatalidade do que uma escolha.

Texto Anterior: Lilian Ramos cobra seu cachê em URV!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.