São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

O presidente pode se divertir; Falta d'água; Impossível silenciar; Miriam Cordeiro patriota?; Monopólio da Petrobrás; Violência no Rio; Ataque de cinco pontas

O presidente pode se divertir
"Muitas pessoas criticaram o presidente Itamar Franco em função do episódio ocorrido com a modelo Lílian Ramos no camarote do Sambódromo. Minha gente, como diria o 'ex' Fernando Collor, nem foi ele quem tirou a calcinha da moça. Na realidade, seria preferível que o Collor tivesse praticado este ato 'libidinoso' no Sambódromo a tirar a roupa inteira dos que ele chamava apenas de descamisados."
Ivanildo J.M. Sousa (São Paulo, SP)

"A CPI do Orçamento ainda não deu em nada. Mas alguns setores de nossa sociedade, como a Fiesp, a Igreja e alguns políticos, querem propor o impeachment do presidente por causa do seu envolvimento no Carnaval com a modelo Lílian Ramos, o que nos faz chegar à seguinte conclusão: roubar pode, andar sem calcinha não."
Gilberto A. Giusepone (São Paulo, SP)

"O presidente da República tem o direito de se divertir. A imprensa tem que deixar o sensacionalismo barato com que tratou o assunto e continuar imparcial. O que poderia o presidente Itamar fazer? Arranjar uma calcinha para Lílian? E sobre aqueles moralistas de plantão, que estão tentando fazer da diversão do presidente uma crise institucional, devemos nos preocupar com o desgoverno, com a inflação, com a URV e com a aprovação do FHC2."
Frederico Augusto de Oliveira Dias (Mogi das Cruzes, SP)

Falta d'água
"Permita-me corrigir a informação contida na reportagem 'Falta de água atinge 40% de Peruíbe' (edição de 10/02). O município de Peruíbe está com o abastecimento de água absolutamente normal. Os nossos reservatórios na cidade estão completamente abastecidos, o sistema de distribuição está em operação normal e nem mesmo telefonemas de reclamação de falta de água estão sendo feitos para o escritório local da Sabesp. As chuvas trouxeram, sim, problemas para o abastecimento de água do Guarujá, São Vicente e Praia Grande. Mas desde 7/02 todos os sistemas estão operando normalmente e o abastecimento de água está sendo feito de forma ininterrupta."
Luiz Appolonio Neto, presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo –Sabesp (São Paulo, SP)

Nota da Redação – As informações contidas na reportagem foram prestadas pela Defesa Civil e confirmadas por moradores da cidade.

Impossível silenciar
"Impossível, sob pena de conivência, silenciar ante o artigo de Luiz Felipe D'Avila (31/01, pág. 1-3) face tantos equívocos e inverdades impróprias para quem se diz analista político. É o escrito verdadeiro atentado à história, à política e ao Direito. O articulista inicia dizendo que Washington Luiz era paulista, o que não é verdade. Ele nasceu no Rio de Janeiro e era conhecido como 'paulista de Macaé', cidadezinha carioca. Depois diz que João Pessoa foi assassinado na Paraíba. Errado. Ele era paraibano, mas foi assassinado em Pernambuco. Prossegue em erros ao dizer que eram dois os assassinos de Rubem Vaz. Foi um só: o Nascimento. E aqui o comentário deveria ser mais longo ao analisar o improcedente IPM. Ele fala em 'Carta de 1988' ignorando a distinção entre Constituição e Carta Constitucional. Esta, entre outras, se distingue porque é outorgada e porque nasce no Executivo, enquanto a Constituição é promulgada e nasce do Poder Legislativo, o correto."
Egberto Maia Luz (São Paulo, SP)

Miriam Cordeiro patriota?
"Lamentável, sob todos os aspectos, o artigo da colunista da Folha Barbara Gancia intitulado 'Miriam Cordeiro, verdadeira patriota' (16/02)."
Carlos Médicis Morel (Rio de Janeiro, RJ)

"As besteiras escritas por Barbara Gancia (inclusive os sofismas) conseguiram superar as maluquices escritas, também contra Lula, por Carlos Heitor Cony há poucos dias na página 1-2."
Nelson Jandir Canesin, seguem-se mais seis assinaturas (São Paulo, SP)

"Os fins não podem nunca justificar os meios. O debate político-ideológico ainda é o caminho mais democrático."
Sérgio Mário Seidi Sumi (São Paulo, SP)

"O artigo de Barbara Gancia sobre Miriam Cordeiro é sério?"
Romeu di Sessa (São Paulo, SP)

Monopólio da Petrobrás
"Gostaria de solicitar seu apoio à luta em defesa da Petrobrás e pela manutenção do monopólio estatal do petróleo. Entre as 25 maiores empresas do mundo, sete são empresas de petróleo e outras sete são empresas automobilísticas. Das 20 maiores empresas de petróleo do mundo, 11 são estatais e nove multinacionais. O petróleo representa 40% de toda energia consumida no mundo atual. As 28 estatais, entre as 50 maiores empresas do mundo, detêm 83% das reservas mundiais de petróleo, garantindo 51 anos de produção, enquanto as 22 empresas de capital privado detêm apenas 4,5%."
Jorge Luiz Gomes (São Paulo, SP)

Violência no Rio
"Comentando Luiz Caversan, a propósito de seu artigo 'Guerra sem fim' (edição de 1/02): as contendas bélicas que por aqui campeiam e se alastram são um fenômeno sociológico que há quase dois séculos já infernizava o dia-a-dia desta nossa cidade ex-maravilhosa. Ainda no reinado de Pedro 1º, os 'capoeiras', numerosos e temidos –de acordo com o historiador Gastão Cruls–, se reuniam em bandos e provocavam grandes conflitos. Não raro, digladiavam entre si."
Eliane Holmes (Rio de Janeiro, RJ)

Ataque de cinco pontas
"Aproveitando o badalado e famoso Carnaval curitibano, saí para dar uma bandas. E eis que de repente dei de cara com o templo neopitagórico, local frequentado pelas nossas musas simbolistas de todos os tempos. Ali, paradão na frente daquele monumento, olhar perdido na imensidão dos símbolos, pensando, pensando, refleti profundamente e conclui: 'Puxa, que linda aquela estrela de cinco pontas!' Edmundo, Bebeto, Romário, Dener e Muller."
José Buffo (Curitiba, PR)

Texto Anterior: Novamente o extermínio de crianças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.