São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro participa de debate sobre proteção ambiental em Genebra

CLAUDINÊ GONÇALVES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE GENEBRA

Cerca de 25 ministros participaram ontem de uma mesa-redonda sobre comércio e meio ambiente no prédio da ONU (Organização das Nações Unidas), em Genebra, Suíça. O ministro da Amazônia e do Meio Ambiente, Rubens Ricupero, levou os documentos assinados durante a ECO-92 sobre sobre clima e biodiversidade.
Ricupero também deu uma palestra na Universidade de Genebra e participou de seminários no Gatt (Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio). O ministro presidiu uma mesa redonda, na ONU, sobre o meio ambiente e áreas correlatas para discutir maneiras de evitar que a proteção do meio ambiente "seja um novo álibi para o velho protecionismo comercial".
Dois aspectos da questão são praticamente consensuais a todos os países: qualquer norma que venha a ser adotada precisa ter caráter multilateral, aplicável a todos. Os Estados Unidos, por exemplo, divergiam desta posição. Eles alegam que o caráter multilateral poderia causar a queda do padrão de exigência.
Outro ponto de concordância foi a necessidade de haver bases técnicas e científicas para a criação de normas de proteção ambiental. Para isso, foi sugerido que alguns órgãos da ONU, que cuidam do meio ambiente e da alimentação, também participassem da fiscalização e organização dos acordos, não deixando as decisões somente no plano comercial.

Texto Anterior: SP confirma quatro casos de leptospirose
Próximo Texto: Bianca Jagger visita a Amazônia e critica poluição de rios pelo garimpo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.