São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 1994
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Veja como manter seu carro em ordem

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Tão importante quanto abastecer o tanque de combustível, a manutenção preventiva de um veículo evita inúmeras dores de cabeça para o motorista. Os mecânicos de automóveis recomendam uma revisão geral a cada 30 mil km para checagem, principalmente, das suspensões, velas, filtros de ar e de óleo, pastilhas e fluido de freio, correias, além do câmbio e rolamento de rodas. (Veja quadro nesta página)
A falta de cuidados em simples manutenções rotineiras, como verificar o nível de água no reservatório do radiador, por exemplo, pode exigir a troca de peças caras que poderiam durar muito mais.
O mecânico de automóveis José Alves de Matos, da Mecânica Morumbi, afirma que frequentemente chegam à sua oficina carros superaquecidos porque o proprietário sequer teve o trabalho de completar a água do radiador.
Matos adverte para que nunca se troque a água do radiador enquanto o motor estiver aquecido. "O motorista poderá queimar a mão, além de trincar o cabeçote, devido ao choque térmico", explica. Ele recomenda o uso de algum aditivo para evitar corrosão nos componentes internos do motor.
Nem os carros importados escapam dos problemas da falta de manutenção. Na Doral Motors Service, o chefe da oficina, Dorival Ming Perez, revelou que muitas rodas de automóveis importados requerem conserto, apesar da pouca quilometragem do carro. Isso poderia ser evitado com uma simples calibragem dos pneus. "As rodas importadas não conseguem assimilar os impactos causados pelos buracos das ruas brasileiras."
O instrutor de mecânica de automóveis do Senai da Barra Funda Laércio Martins lembra que a regulagem do motor, principalmente a marcha lenta, deve ser feita a cada 10 mil km. O ajuste melhora o consumo de combustível do veículo e o torna menos poluente.

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