São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ladrões pedem socorro à polícia durante assalto a casa em Niterói

SÉRGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Apavorados com a suposta presença de homens armados perto da casa que estavam assaltando, quatro integrantes de uma quadrilha que atua em Niterói decidiram pedir socorro à Polícia Militar. Houve cerco policial e um aposentado passou quatro horas como refém dos assustados assaltantes.
A tentativa de assalto ocorreu ontem de madrugada no bairro do Caramujo, área rural de Niterói (município a 15 quilômetros do Rio). Quatro homens armados de revólveres invadiram a casa do comerciante aposentado Avelino de Azevedo, 66, e anunciaram o assalto.
Após juntarem eletrodomésticos e dinheiro, os assaltantes se preparavam para fugir quando um deles, ao olhar pela janela, anunciou ter visto integrantes de um grupo de extermínio esperando do lado de fora.
Eram traficantes da região, concluíram os assaltantes, que os estariam esperando para matá-los. Com medo de ser mortos, os ladrões resolveram telefonar para o plantão da PM (Polícia Militar) e pedir ajuda.
Cerco
Minutos depois, cerca de 30 agentes das polícias Militar e Civil cercaram a casa. Não foram encontrados vestígios do grupo fortemente armado que estaria à espera dos assaltantes, segundo eles próprios disseram à polícia.
"Deve ter sido miragem provocada por pânico", afirmou um oficial da Polícia Militar que integrava o cerco.
Apesar de terem pedido socorro, os assaltantes demoraram a se entregar. Durante as negociações, a dona-de-casa Edméa de Azevedo, mulher do aposentado, conseguiu escapar. Seu marido ainda ficou sob a mira das armas dos assaltantes mais algumas horas.
Rendição
Os assaltantes condicionavam sua rendição à presença de advogados e parentes. Convencidos pelos policiais militares, acabaram por se entregar sem o disparo de sequer um tiro. Ninguém ficou ferido na confusão. A única vítima foi o aposentado, que, ao ser solto, sofreu uma crise nervosa e teve que ser medicado com calmantes.
A Polícia Civil identificou os responsáveis pelo assalto como Luís Antônio Araújo Muchão, Gilson de Souza Belizardo, Anderson da Silva e Alexandre da Silva. Eles seriam, segundo a polícia, integrantes de uma quadrilha especializada em assaltar casas na região de Niterói e do município vizinho de São Gonçalo.
Com os assaltantes, a polícia disse ter apreendido um Monza cinza com aparelhos elétricos roubados de um casa vizinha à do comerciante.

Texto Anterior: ONGs abandonam Fórum Global de 94
Próximo Texto: Guerra na Mangueira pára novela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.