São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Começa a batalha da patinação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Começa hoje, às 15h de Brasília, a competição mais esperada da 17ª Olimpiada de Inverno, em Lillehammer, na Noruega. As americanas Nancy Kerrigan, 23, e Tonya Harding, 24, enfrentam-se na etapa técnica da patinação artística.
Nessa primeira etapa, as patinadoras cumprem exercícios obrigatórios. Na sexta-feira, a competição se completa com o programa livre, em que valem também a coreografia e a originalidade.
A grande ironia é que nenhuma das duas é favorita. A fama de ambas se deve à agressão sofrida por Kerrigan, golpeada no joelho por um desconhecido, após um treino em Detroit, EUA, em 6 de janeiro. Duas semanas depois, um guarda-costas de Tonya Harding confessou ter participado do atentando e o ex-marido da patinadora acusou-a de ter tramado a agressão.
Nenhuma das duas americanas deve surpreender hoje. O forte de Kerrigan é o programa livre, que fará ao som de Neil Diamond, na sexta-feira. Harding é mais atlética e, em condições normais, deveria se sobressair com o "triple axel", um giro triplo que poucas ousam arriscar. Mas uma contusão no tornozelo pode atrapalhar seu planos.
Com isso, as maiores chances são da francesa Surya Bonaly e da ucraniana Oksana Baiul. Conhecida como a "acrobata", Bonaly venceu quatro campeonatos europeus, mas perdeu o Mundial de 1993 para a Baiul, que tem chamado a atenção nas últimas competições pelos seus dotes de bailarina.

Texto Anterior: David Robinson marca 50 pontos em um jogo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.