São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novela que defendeu Plano Collor volta

ISMAEL FERNANDES
ESPECIAL PARA O TV FOLHA

"Rainha da Sucata" está de volta a partir de amanhã, às 13h30, na Globo. Foi a primeira incursão de Sílvio de Abreu no horário de 20h30. Tecida em torno de pobres enriquecidos e ricos falidos, a trama remetia a um fenômeno paulista: o dinheiro mudara de mãos, conforme sugeria a pesquisa da agência Saldiva & Associados que serviu de ponto de partida para o autor.
Na linha de frente da trama, está Maria do Carmo (Regina Duarte), uma nova-rica que fez fortuna com o ferro-velho da família e chega aos 90 abrindo uma casa de espetáculos no alto de um edifício da avenida Paulista, a Sucata.
A seu poder econômico, junta-se a mágoa da juventude: fôra humilhada por Edu (Tony Ramos), seu grande amor. Ramos, milionário no passado, enfrenta problemas financeiros ao lado do pai, Betinho (Paulo Gracindo), casado com a socialite Laurinha Figueroa (Glória Menezes).
A novela estreou em 2 de abril de 1990, em plena efervescência da posse de Collor. Nos primeiros capítulos, Maria do Carmo dava lições de moral nos que se sentiam prejudicados com o Plano Collor. Por conta disto, Sílvio de Abreu foi acusado de propagar o plano econômico da então ministra Zélia Cardoso de Mello. A novela sofreu, de resto, uma campanha negativa da mídia, que preferiu endossar as novidades da contemporânea "Pantanal".
Quando o autor constatou que o horário das 20h não se adequava à comédia –gênero com o qual acumulou êxitos às 19h–, transformou sabiamente a novela em um grande e irresistível drama. Pronto, estava no ar outro sucesso com oportunidades para Regina Duarte brilhar mais uma vez.
A repercussão atingiu também Aracy Balabanian e sua memorável dona Armênia, que para provar sua autoridade como proprietária do edifício onde está a Sucata, promove sua implosão. E todo o Brasil riu com seu hilariante "quero ver o prédio na chon".
Outro trunfo da novela foi o elenco. Além dos citados, Abreu contou com Antonio Fagundes, Cláudia Raia, Daniel Filho, Raul Cortez, Cleide Yaconis e Marisa Orth. Laura Cardoso, Fernanda Montenegro, Marília Pera e Lima Duarte tinham participações especiais.

Texto Anterior: Todo mundo de férias na TV, menos os crentes! Pastor pasta! Alforria decretada! Tô em férias!
Próximo Texto: Fãs de seriados têm programa na Fox
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.