São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz participou do esquema

DA SUCURSAL DO RIO

Único juiz cumprindo pena por fraudar a Previdência, Nestor José do Nascimento, 58, atuava na 3.ª Vara Cível de São João de Meriti (Baixada Fluminense), que num só processo determinou pagamento de indenização equivalente a US$ 35 milhões ao cliente da advogada Jorgina Maria de Freitas Fernandes, que está foragida.
Desde agosto de 91, Nestor está preso no 23.º Batalhão de Polícia Militar (Leblon, zona sul do Rio). Em julho de 92, foi condenado a 15 anos e seis meses de reclusão, mas se diz "bode expiatório". Na garagem de um de seus apartamentos, em Copacabana (zona sul), a polícia encontrou meses antes de sua prisão 24 quilos de cocaína. Sua filha e seu genro acabaram condenados por tráfico e estão foragidos.
Nascimento já foi promotor de Justiça, oficial da PM fluminense e deputado estadual pelo PMDB. Casado e pai de dois filhos, era também juiz eleitoral em São João de Meriti (Baixada Fluminense). Uma das alegações de Nascimento contra sua condenação foi a correição na Vara em que atuava feita pelo juiz Hélio Augusto da Silva Assunção. Durante a repressão política, Assunção ficou sob custódia no batalhão em que o ex-PM era lotado.

Texto Anterior: Escóssia é 'campeão' da fraude
Próximo Texto: Ximenez recebeu US$ 88 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.