São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobrás deixa vazar 500 litros de óleo

DA FOLHA VALE

Cerca 500 mil litros de óleo vazaram de uma tubulação da Revap (Refinaria Henrique Lage) na manhã de sábado atingindo o córrego Lambari, próximo à via Dutra, em São José dos Campos (97 km a noroeste de SP). Mais de 200 homens da Petrobrás estão trabalhando dia e noite para fazer a remoção do óleo. Segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) há riscos de o óleo atingir o rio Paraíba.
Segundo o superintendente da área de oleodutos e terminais, Luiz Buzelin, 49, os trabalhos de limpeza deverão continuar hoje. Ele disse que já foram retirados do córrego 120 mil litros de óleo misturado com água. A causa do vazamento ainda não foi descoberta pela Petrobrás. Buzelin afirmou que o óleo não é tóxico nem inflamável.
A limpeza do córrego está sendo realizada com barreiras para evitar o disseminação do óleo, com equipamentos de sucção e com recolhedores de óleo. Após a retirada do óleo será preciso fazer a limpeza da vegetação da margem do córrego. Segundo Buzelin, não haveria risco de o óleo atingir o Paraíba.
O químico da Cetesb Jorge Luiz Nobre Gouveia, 29, afirma o contrário: o óleo pode chegar ao rio Paraíba. Goveia disse que os trabalhos de limpeza devem durar cerca de duas semanas. Ele afirmou que a estimativa é de que 500 mil litros de óleo tenham vazado no córrego.
Gouveia disse ainda que a Cetesb está fazendo o monitoramento da área. O rio Paraíba fica a cinco quilômetros do córrego Lambari. Segundo ele, há possibilidade de se remover todo o óleo que atingiu a água.

Texto Anterior: Chuva alaga ruas e congestiona trânsito
Próximo Texto: Casal não quer morar onde o filho foi morto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.