São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camisinha e espermicida formam dupla imbatível

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Gostaria de obter mais informações sobre espermicida. Isso é um produto novo? Onde ele deve ser usado? Em uma relação sexual em que o homem usa só espermicida há risco elevado ou mínimo de gravidez? Onde a gente compra isso? Esse nome me deixou curioso, parece nome de veneno de plantas!"

Veneno de planta não é. Mas pode-se dizer que seja um veneno de espermatozóides. E também não é um produto novo, não. Ele já vem sendo produzido industrialmente desde o século 19, mesma época das camisinhas. Viu só como podemos ser pouco informados em matéria de contracepção? No Brasil, os espermicidas já foram mais populares: na década de 50 eles eram muito mais conhecidos e encontrados em qualquer farmácia, onde podem ser vendidos sem receita médica.
O uso só do espermicida como método anticoncepcional não é recomendado. O índice de falhas é alto: pode chegar a 40%. Mas seu uso associado a outro método, como o diafragma e a camisinha, faz com que o índice de eficácia deles fique bem maior. Tem muita gente que morre de medo de transar com camisinha e ela arrebentar. Usando o espermicida junto, esse problema deixa de existir.
Existem espermicidas em forma de geléias, cremes, espumas, óvulos e tabletes. Como no Brasil não são encontradas todas as formas, muitos médicos elaboram fórmulas que são preparadas em farmácias de manipulação. Outra opção é comprar em lojas de materiais importados.
A função dos espermicidas é a de matar ou imobilizar os espermatozóides, impedindo assim que eles cheguem ao óvulo para a fertilização. Um dos produtos presentes na composição de alguns espermicidas, o nonoxinol 9, tem se mostrado eficiente, pelo menos em testes de laboratório, em dar proteção contra algumas doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a Aids.
Quem usa o espermicida é a mulher: ele deve ser colocado no fundo da vagina, até 30 minutos antes da relação, dependendo de sua forma, e reaplicado caso haja uma nova transa. Algumas pessoas podem apresentar irritação ou coceira por alergia ao produto; isso costuma desaparecer com a troca da marca utilizada. Caso você vá comprar um espermicida, preste atenção na embalagem para verificar a data de validade: eles são perecíveis e devem ser guardados longe da umidade e do calor, senão podem não funcionar.

Texto Anterior: PARLAPATÕES EM CONCERTO; MAIS TEATRO; O CLUB MED; MUITOS BLUES E ROCKS; SOUL ASYLUM; O CRAQUE JAMELLI
Próximo Texto: Operação cura fimose
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.