São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBT faz pesquisa para enfrentar a Globo

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje, quando os diretores Nilton Travesso e Henrique Martins gritarem "Ação!", o SBT estará retomando uma tarefa que deixou de lado durante os últimos três anos: produzir telenovelas. Por volta das 9h, no Colégio Santo Alberto (região central de São Paulo), a emissora inicia as gravações de "Éramos Seis" –terceiro remake da trama que a Record lançou em 1958 e a Tupi ressuscitou duas vezes, em 1967 e 1977.
Poucos produtos mereceram tantos cuidados do SBT. Cada um dos 170 capítulos que compõem "Éramos Seis" contará com um orçamento de US$ 35 mil, quase o mesmo que a Globo gasta numa novela de porte médio. Contará, também, com um elenco de renome, em que se destacam Irene Ravache e Othon Bastos. Mas o requinte maior de produção caberá à bailarina Maria Pia Scognamiglio. O SBT a contratou para realizar um trabalho incomum: adequar movimentos e gestos dos atores à época em que se passa a novela.
Toda a trama de "Éramos Seis" se desenrola entre 1921 e 1944, na cidade de São Paulo e interior paulista. "As pessoas daquele tempo não se mexiam do mesmo modo que as de hoje", diz Maria Pia, 36. Com base em livros, filmes e fotos de época, a bailarina relacionou uma série de condutas corporais típicas dos anos 20, 30 e 40. Desde o último sábado, tenta ensiná-las para os atores da novela.
"Nas quatro primeiras décadas do século, principalmente por causa da repressão sexual, a maioria das mulheres caminhava quase sem rebolar. Poucas vezes, empinava o peito ou a bunda. Os passos, mais curtos, não permitiam que uma coxa se separasse muito da outra –o que tornava as zonas erógenas menos devassáveis", explica Maria Pia.
A bailarina diz que, antes da liberação sexual, as mulheres tinham o olhar mais baixo. "Quando queriam seduzir alguém, valiam-se de gestos sutis. Por exemplo: levantar levemente o queixo ou esfregar a ponta das orelhas com os dedos."
Os homens daqueles tempos, presos às demonstrações explícitas de poder, caminhavam como se marchassem. "Os passos, firmes e largos, impediam que o corpo gingasse."
As crianças raramente saíam de casa sem chapéu. "Tinham, portanto, o pescoço mais rígido e mexiam menos a cabeça."
Carioca, Maria Pia já estudou artes marciais, dança clássica e teatro butô. Em 1992, desenvolveu na Manchete um trabalho muito parecido com o que faz hoje. Ensinou dramaturgia corporal para o elenco da novela "Amazônia".
Fiasco
O SBT pretende lançar "Éramos Seis" no dia 2 de maio, às 21h30. Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho assinam o roteiro, que tem como ponto de partida o romance homônimo de Maria José Dupré. No elenco, além de Irene Ravache e Othon Bastos, estão Tarcísio Filho, Jandir Ferrari, Luciana Braga, Osmar Prado, Jussara Freire, Denise Fraga, Beth Coelho, Nathália Timberg, João Vitti, Luciene Adami, Marco Ricca, Elisângela, Antonio Petrin, Angelina Muniz e Paulo Figueiredo.
A última novela que o SBT produziu, "Brasileiros e Brasileiras", não agradou à crítica nem alcançou sucesso de público. A emissora a retirou do ar em fevereiro de 91, apenas dois meses depois da estréia. Com "Éramos Seis", a cúpula do SBT espera atingir uma audiência média de 10 pontos (397.900 domicílios) na Grande São Paulo.

Texto Anterior: Resnais é o grande vencedor do César
Próximo Texto: Globo faz novo remake
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.