São Paulo, sábado, 5 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Goya sofria de intoxicação por chumbo, diz pesquisa espanhola

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A surdez de que sofria o pintor espanhol Francisco de Goya, assim como suas alucinações, podem ter sido causadas por uma intoxicação por chumbo –doença conhecida como saturnismo. Esse é o resultado da pesquisa de Maria Teresa Rodriguez, publicada no livro "Goya, Saturno e Saturnismo".
A pesquisadora relata que o pintor encomendava grandes quantidades de alvaiade –um pigmento branco à base de chumbo– para pintar, entre outras coisas, tapeçarias encomendadas pela Casa Real. Ao estudar arquivos, ela descobriu que o pintor podia receber, em um só dia, até 20 kg de chumbo.
Segundo ela, bastam para a intoxicação uma dose de dois miligramas inalados diariamente ao longo dos anos.
Peritos do Museu do Prado, em Madri, afirmam que o livro está bastante documentado, mas é apenas mais uma hipótese a considerar ao estudar a vida do pintor.

Texto Anterior: Brasileiro consegue cura contra malária
Próximo Texto: Técnica remove tumor que causa epilepsia; Risco de extinção gera baleia azul "híbrida"; ONU adverte para os perigos do lixo espacial; Columbia levanta vôo com cinco astronautas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.