São Paulo, sábado, 5 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sérvios atacam tropa britânica e mantêm canhões em Sarajevo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma unidade britânica das forças de paz da ONU na Bósnia central sofreu ontem ataques com morteiros pelo segundo dia consecutivo. O ataque, com morteiros de 82 mm, ocorreu entre as cidades de Zepce e Zadovici. Não houve vítimas. Um oficial disse que o ataque partiu de posições sérvias.
Em Sarajevo, os "capacetes azuis" encontraram seis canhões de 122 mm dos sérvios dentro da "zona de exclusão" de 20 km estabelecida pela Otan no ultimato do mês passado. Soldados franceses assumiram posição junto às armas e exigiram sua remoção.
O comando das forças da ONU disse que esses incidentes não foram graves o bastante para pedir ataques aéreos da aliança militar ocidental e reafirmou seu pedido de mais 10.650 "capacetes azuis". Reino Unido e França disseram que só enviarão reforços se outros países também contribuírem.
O representante do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Kris Janowski, disse que os sérvios continuam a "limpeza étnica" contra muçulmanos em Banja Luka (noroeste). Ele citou "estupros em massa, assassinatos, roubos e brutal intimidação".
Os sérvios voltaram a bombardear Maglaj (norte), Brcko (noroeste) e Bihac (oeste). Na Bósnia central e meridional, a trégua entre muçulmanos e croatas vem sendo mantida e a ONU enviará patrulhas de observadores à área.
Representantes de croatas-bósnios, muçulmanos e Croácia reuniram-se na embaixada dos EUA em Viena para discutir detalhes do acordo de paz firmado há uma semana. A Croácia espera que a ONU force os sérvios a abandonarem a Krajina, tomada em 91.

Texto Anterior: Combates matam 9 civis no sul da Turquia; Reator nuclear tem vazamento na Rússia; Itália prende porteiro de ex-chanceler; Metalúrgicos aceitam negociar na Alemanha; Noriega é condenado por morte de militar; Clinton promete dobrar ajuda à Ucrânia
Próximo Texto: Ieltsin pede à Duma pacto de estabilidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.