São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A bela profecia chinesa de Kaige

ANSELMO CHERÉ

Os orientais estão invadindo as telas e ganhando o público. Nomes de cineastas antes desconhecidos agora são citados com naturalidade, como o diretor Chen Kaige, responsável pelo brilhante "Adeus Minha Concubina", uma ode à China.
Agora, está saindo em vídeo outra obra de Kaige: "A Vida sobre um Fio", filme escolhido para a seleção oficial de Cannes em 1991 por sua beleza e lirismo ao narrar o choque cultural entre a velha e a nova China. Isso fica evidente na história de um cego que recebe de seu mestre uma receita que o faria voltar a enxergar: dedicar sua vida à música. Empunhando um shamisen, espécie de violão oriental, ele deve tocar em todas as aldeias por onde passa. Cada vez que uma corda de seu instrumento se quebra, ele deve emendá-la e continuar sua peregrinação. Quando a corda se quebrasse pela milésima vez, o cego conseguiria ver o mundo. No trajeto, conhece muitas pessoas, entre elas outro cego, que não acredita nas profecias do mestre e leva a vida como ela deve ser. Mas só faltam cinco nós para alcançar os mil... Com um ritmo narrativo linear, o filme apresenta de modo vigoroso a sociedade chinesa e os percalços que sofreu com a Revolução Cultural, período que influenciou muito o trabalho de Kaige.
A Vida sobre um Fio (Life on a String/Bian Zhou Nian Chang). Alemanha/China/Inglaterra /Japão, 1991. Direção de Chen Kaige. Duração: 120 minutos. Concorde Vídeo. Tel. 266-6999. Preço: CR$ 29.900.

Texto Anterior: O pato ataca novamente
Próximo Texto: Muita vela na hora da janta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.