São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Britto é indicado para o governo do RS

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O deputado Antônio Britto, ex-ministro da Previdência, foi indicado ontem candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul. Britto venceu a pré-convenção do partido, recebendo 541 votos, contra 148 dados ao seu oponente, o também deputado federal Mendes Ribeiro.
Britto, que já descartava a hipótese de vir a concorrer à Presidência da República -seu nome aparece bem nas pesquisas-, reforçou sua intenção de ser governador. Prometeu, a partir de hoje, iniciar a elaboração do seu plano de governo, visitando os municípios gaúchos. O ex-ministro é adversário do ex-governador Orestes Quércia, que pretende ser o candidato do PMDB ao Planalto.
Ribeiro não deve trabalhar pela eleição de Britto, o que racharia o PMDB na campanha. "Se em três anos (duração da campanha pela indicação) não consegui votos para mim, não será em três meses que conseguirei para outro", disse.
Em seu discurso de 45 minutos aos convencionais, antes da votação, Britto disse que o PMDB não necessitará de coligação para vencer a eleição ao Palácio Piratini, sede do Executivo estadual. Segundo ele, a convenção peemedebista que deve oficializar definitivamente o seu nome como candidato, daqui a dois meses, estará escolhendo o vitorioso da eleição de outubro.
Quercistas
A convenção lotou o plenário da Assembléia Legislativa, das 9h até o início da noite. O presidente regional do PMDB, André Forster, calculou o público presente em cerca de 3.000 pessoas. O senador Pedro Simon, líder maior do partido, só compareceu à tarde, para comemorar a vitória de Britto.
Integrantes do MR-8 foram responsáveis pelo único momento de acirramento dos ânimos no plenário. Eles estenderam uma faixa com a inscrição "Quércia presidente". Depois de uma negociação com o secretário-geral do partido, Bona Garcia, a faixa foi retirada. Nenhum outro candidato exibia faixa no local.

Texto Anterior: Decisão deve favorecer Lula
Próximo Texto: PDT ainda não escolheu nome
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.