São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abelhas africanas atacam 15 pessoas em SP

SALIM BURIHAM
DA FOLHA VALE

Quinze pessoas foram atacadas ontem por um enxame de abelhas no bairro de Boiçucanga, a 40 km de São Sebastião (litoral norte de São Paulo). Seis delas passaram pelo posto médico do bairro. Um cachorro atacado pelas abelhas morreu. Os soldados do Corpo de Bombeiros iriam exterminar as abelhas, da espécie conhecida como africana, ateando fogo à colméia que estava em um terreno baldio do bairro.
Segundo o bombeiro João Carlos Azevedo, de São Sebastião, em sete anos na corporação é a primeira vez que é registrado um ataque de abelhas na região. Azevedo contou que a colméia estava localizada em um terreno na estrada do Cascalho, a 1 km do centro de Boiçucanga e que, por volta das 10h30, as abelhas passaram a atacar os moradoress.
Azevedo disse que não sabia o que teria provocado o ataque. Há suspeita de que uma criança teria mexido na colméia e irritado as abelhas. A Polícia Militar e os bombeiros foram chamados pelos moradores. Os bombeiros passaram cerca de cinco horas no bairro tentando localizar a colméia e orietando as pessoas para que evitassem passar próximo ao local.
O PAS (Posto de Assistência à Saúde), de Boiçucanga, atendeu seis pessoas, sendo três delas crianças. Uma mulher chegou a desmaiar por causa do ataque das abelhas. Segundo o enfermeiro do PAS João Rodrigues, as vítimas foram medicadas e liberadas em seguida. Rodrigues não quis divulgar o nome das pessoas.
Cuidados
Segundo o médico Edmur de Moura Silva, 40, da clínica São Camilo, em Caraguatatuba (litoral norte do Estado), em caso de ataque de abelhas deve-se retirar o ferrão e lavar bem o local com água e sabão. Ele recomenda a utilização de pomada antialérgica e antiinflamatória.
Os bombeiros iriam utilizar à noite um lança-chamas e roupas especiais para exterminar a colméia. Eles não fizeram a operação durante o dia porque as abelhas estavam espalhadas.
Marcelo Luís Pereira da Silva e Maria Aparecida Conceição foram os moradores que acionaram os bombeiros e a PM para combater as abelhas.

Texto Anterior: Imigrantes poderá ter mais quatro pedágios
Próximo Texto: Billings registra mortandade de peixes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.