São Paulo, sábado, 12 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários esperam faturamento maior este ano

DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria absoluta das grandes empresas do país (71%), responsáveis por 10% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, espera aumentar o faturamento neste ano em comparação com 1993, de acordo com a oitava pesquisa "Termômetro Empresarial", realizada pela empresa de consultoria Arthur Andersen.
A pesquisa revela um clima de otimismo entre os dirigentes das maiores empresas brasileiras. Eles acreditam que suas empresas vão obter bons resultados nos mercados em que atuam, independentemente do quadro geral de adversidades enfrentadas atualmente pelo país.
O levantamento da Arthur Andersen mostra que, apesar de previsões pessimistas, as empresas de capital estrangeiro programam aumentar os investimentos em 1994. Outra dado importante da pesquisa foi a verificação de que a maioria das empresas (77%) está reduzindo a margem de lucro e, com isso, os preços.
A inflação e o déficit público continuam a ocupar a liderança na lista dos problemas mais graves do país, segundo os executivos entrevistados pela Arthur Andersen. Mas o item corrupção saltou da oitava posição para a terceira posição.
Segundo a opinião de 28% dos empresários ouvidos pelo "Termômetro Empresarial", o atual ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, tem o perfil mais adequado para o cargo de presidente da República no próximo mandato. Antonio Britto está em segundo lugar na preferência do empresariado com 14%, vindo logo depois Ciro Gomes com 11%, Paulo Maluf com 10% e Jaime Lerner com 9%.

Texto Anterior: Portaria regulamenta conversão das tarifas
Próximo Texto: Justiça quebra sigilo de 25 no caso Engesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.