São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 1994 |
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Coisas de americano
HELCIO EMERICH
Pode-se imaginar o dilema vivido pelos publicitários envolvidos no projeto. A campanha é um claro reflexo do clamor nacional americano para a retaliação contra os produtos importados do Japão. Mas não deve ser fácil explicar aos consumidores, por exemplo, porque a indústria automobilística dos EUA vende, ela própria, mais de 200 mil veículos de fabricação japonesa por ano. Ao optar pela compra de produtos "americanos", eles poderão preferir automóveis como o Geo, da GM, ou o Dodge Stealth, da Chrysler, ambos produzidos no Japão. Há outras alternativas, como o Mecury Capri, fabricado na Austrália ou o Mercury Tracer, montado no México. Talvez seja mais "patriótico" comprar carros como o Honda Accord ou o Mitsubishi Eclipse, fabricados em cidades americanas por trabalhadores americanos. A vez da mulher O esporte da maioria Nesta época de Copa do Mundo, fala-se muito sobre as preferências dos americanos por esta ou aquela modalidade esportiva. A idéia geral é a de que o basquete e o vôlei sejam os favoritos da população, ao lado do futebol americano e do beisebol. Recente pesquisa da American Sports Data, da cidade de Hartsdale, NY, revela porém que o esporte mais popular dos EUA é o boliche, com 50 milhões de praticantes, seguido pela pesca com 45 milhões. O basquete é o terceiro, com 40 milhões e o vôlei o quarto, com 31 milhões. Em quinto fica o softball, praticado por 29 milhões de americanos. Texto Anterior: Acusação de plágio gera uma polêmica Próximo Texto: Bancos lançam produtos indexados em URV Índice |
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