São Paulo, terça-feira, 15 de março de 1994
Próximo Texto | Índice

Whitewater causa nova demissão

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O caso Whitewater fez ontem sua segunda vítima política nos EUA: Webster Hubbell, amigo de 20 anos e ex-sócio da primeira-dama Hillary Clinton, renunciou ao cargo de subsecretário da Justiça dos EUA. No último dia 5, outro amigo de 20 anos de Hillary, Bernard Nussbaum, havia deixado o posto de assessor para assuntos legais da Casa Branca.
Hubbell é acusado de ter superfaturado contas de diversos clientes da Rose Law Firm, o escritório de advocacia de Little Rock, Arkansas (Sudoeste dos EUA), do qual foi associado de 1973 a 1987.
Entre os possíveis lesados por Hubbell está o governo federal, representado pela Rose Law Firm em vários casos –inclusive contra instituições financeiras de James McDougal, sócio até 1992 do casal Clinton na construtora Whitewater, suspeita de diversas irregularidades fiscais e contábeis.
A secretária da Justiça, Janet Reno, no mês passado recebeu o pedido de demissão de outro subsecretário, Philip Heyman, que deixou o governo por discordar de algumas políticas de Clinton. Agora ela perde o "número três" da sua pasta, que está desestruturada.
O presidente Clinton, que passou o dia em Detroit, Michigan (Meio-Oeste), se recusou a falar sobre a demissão de Hubbell. A primeira-dama Hillary, em Boulder, Colorado (Oeste), reafirmou sua amizade por Hubbell e disse estar triste com sua demissão. Hillary também afirmou que ela e o marido só perderam dinheiro com Whitewater e que está feliz por isso: "Só Deus sabe o que diriam se tivéssemos ganhado dinheiro".
Uma carta de Hubbell a Reno foi divulgada. Nela o subsecretário diz que as acusações "ferem" sua família e impedem que seu trabalho seja "eficiente", reitera que é inocente e elogia o casal Clinton.
Hillary recebeu ontem novas acusações. Deputados do Partido Republicano, de oposição, dizem que até julho de 1993 ela foi dona de ações no valor de US$ 87 mil da firma de investimentos Value Partners, que movimenta títulos de diversas indústrias farmacêuticas. Segundo os parlamentares, isso constitui conflito de interesses, porque Hillary é a autora do plano nacional de saúde do governo.
Outras pessoas que Hillary indicou para o governo provocaram problemas: seu ex-sócio Vincent Foster morreu em julho de 1993, vítima de aparente suicídio; sua amiga Lani Guinier teve retirada sua indicação para secretária-assistente da Justiça por ter idéias consideradas demasiado liberais; duas outras amigas renunciaram à nomeação para chefiar a Justiça por não ter pago a previdência social de suas empregadas domésticas.

Próximo Texto: Demissões 'diminuem' Hillary
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.