São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidato, Barelli sai do cargo no fim do mês

VIVALDO DE SOUSA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro do Trabalho, Walter Barelli, deve deixar o governo no final do mês para concorrer às eleições gerais deste ano. Barelli, que se filiou ao PSDB em janeiro, deve ser vice na chapa do senador Mário Covas (PSDB-SP) ao governo de São Paulo ou sair como candidato a senador ou deputado federal, nessa ordem de preferência.
Em público, Barelli afirma que ainda não decidiu seu futuro político e que pretende conversar com o presidente Itamar Franco. Em conversas com assessores, ele dá a entender que este é seu grande momento para começar uma carreira política fora do Executivo. "Ainda não decidi se serei candidato. Vou discutir com o presidente Itamar", afirmou ele ontem.
"Apenas ministro"
Questionado se estava na mesma situação do ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, candidato à Presidência da República pelo PSDB, ele afirmou que "o ministro Fernando Henrique é muito candidato e eu sou apenas ministro do Trabalho". Itamar foi um dos incentivadores da filiação de Barelli ao PSDB.
Barelli criticou ontem os empresários que fizeram remarcação abusiva de preços. "Isso foi uma falta de responsabilidade de alguns setores", afirmou ele, que queria incluir na MP (Medida Provisória) da URV regras de conversão dos preços pela média. Segundo ele, o governo vai aperfeiçoar os mecanismo de combate ao aumento abusivo de preços.
Barelli pouco participou das negociações sobre perdas salariais. Elas foram conduzidas pelas equipes dos ministérios da Fazenda e da Previdência Social. Como ocorreu na elaboração da proposta de conversão pela média, o ministro e seus assessores participaram de poucas reuniões e somente depois de FHC ter tomado uma decisão definitiva.

Texto Anterior: Protesto de estudantes contra plano vira pancadaria
Próximo Texto: Alimentos têm alta de até 7% em URV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.