São Paulo, sexta-feira, 18 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renan pede para Palmeiras evitar a euforia em Suzano

SÉRGIO KRASELIS
DA REPORTAGEM LOCAL

"Não quero ver ninguém aloprar". Com esta recomendação do técnico Renan, o time do Palmeiras-Parmalat entra hoje às 20h10 na quadra do ginásio Paulo Portela, em Suzano, buscando a vitória contra a Nossa Caixa na segunda partida do playoff final (melhor de cinco jogos) da Liga Nacional Masculina de Vôlei. No primeiro jogo, a equipe do técnico Ricardo Navajas venceu o Palmeiras em pleno Parque Antarctica por 3 a 0.
"O importante é cada um se conscientizar de que precisa jogar certo e com vontade e não entrar na quadra para decidir a partida em clima de revanche", afirma Renan. Nas preleções feitas durante os treinos desta semana, Renan procurou fazer com que seus atletas fixassem na memória que esta é a decisão mais importante de suas vidas. "Todos precisam estar conscientes de que três vitórias valem o título", diz Renan.
Uma das maiores dores de cabeça de Renan continua sendo as contusões de seus jogadores. Dos titulares, só o levantador Talmo não se machucou durante a temporada. "Acho que este fator já é motivo suficiente para valorizarmos nosso trabalho durante a Liga. Não dá para desperdiçá-lo", afirma o técnico, referindo-se ao desgaste provocado na equipe com as contusões dos jogadores titulares. "Os dois que me preocupam agora são o Pampa e o Claudinei, mas eles devem jogar", diz Renan, que completa o time com Jorge Édson, Martinez, Gílson e Talmo.
Para evitar o desgaste da equipe, o preparador físico Roberto Nunes Dias orientou os jogadores em um exercício que ele chama de 'trotezinho solto', seis minutos de corrida leve em volta da quadra, seguida de relaxamento.
No Nossa Caixa, o técnico Ricardo Navajas dedicou a semana principalmente para a manutenção de seus jogadores. Durante os coletivos, a prioridade do técnico foi consertar as jogadas de contra-ataque. "Só no 2º set do jogo contra o Palmeiras tivemos sete erros de contra-ataque", diz Navajas.
Segundo o técnico, que mantém o time concentrado desde o Carnaval, o fundamental é conscientizar os jogadores dos erros e procurar não repetí-los na partida de hoje à noite. "Para isso, assistimos muitos vídeos dos nossos jogos contra o adversário. Até amanhã (hoje) espero ver tudo corrigido", afirma o treinador, que escala o time com Bráulio, Leandro, Pezão, Josenias, Poletto e Kid.
Sul-americano
O Campeonato Sul-americano de Clubes Campeões de Vôlei, que seria disputado de 4 a 10 de abril em Quito, no Equador, foi adiado. As novas datas do torneio ainda não foram definidas, mas é provável que a competição aconteça de 22 a 28 de abril.
A equipe do Banespa, que vai representar o país ao lado do campeão da Liga Nacional Masculina, vem treinando em dois períodos como preparação para a disputa do torneio. O time comandado pelo técnico Josenildo de Carvalho tenta o seu sétimo título sul-americano. O time só não vai poder contar no torneio com Max, Toaldo e Douglas, que foram convocados para a seleção brasileira.

NA TV
Bandeirantes, ao vivo, às 20h10.

Texto Anterior: O Milan de Parreira e Zagalo
Próximo Texto: Atacante faz acupuntura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.