São Paulo, sexta-feira, 18 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Memorial da América Latina faz cinco anos

DA REPORTAGEM LOCAL

O Memorial da América Latina faz cinco anos hoje. Criado no governo Orestes Quércia, a construção do complexo do Memorial, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi criticada pelo custo da obra. O aniversário vem sendo comemorado com uma série de atividades culturais.
Amanhã (às 21h) e domingo (às 19h), a Orquestra Jazz Sinfônica, regida pelo maestro argentino Luís Castineira de Dios, se apresenta, gratuitamente, acompanhada por Ivan Lins e pelo músico argentino Daniel Binelli. No programa, há músicas do próprio Ivan Lins e temas do filme "Tangos, o Exílio de Gardel", filme de Fernando "Pino" Solanas. O Memorial fica na av. Mário de Andrade, 664, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo (tel. 011-8239611).
Hoje, começa uma mostra de vídeos latino-americanos, com obras do mexicano Cantinflas e dos brasileiros Oscarito e Grande Otelo, entre outros. A mostra vai até dia 21 de abril, no pavilhão da Criatividade Popular (aos sábados, domingos e feriados) e na videoteca da biblioteca do Memorial (de terça a sábado).
O presidente interino da Fundação, o professor e jornalista Edmur Fonseca, 67, acha que as críticas iniciais ao Memorial partiram de uma visão "muito imediatista dos problemas sócio-econômicos" do país. Para ele, o "Brasil conhecia muito pouco de seus vizinhos latino-americanos e vice-versa, e o Memorial é um símbolo do interesse do país em se aproximar dos vizinhos".
Segundo a assessoria de imprensa do Memorial, no ano passado foram realizados três seminários e congressos, celebrados seis convênios com universidades e entidades culturais latino-americanas, houve 125 espetáculos de música, teatro e dança, com um público total de 120 mil pessoas.

Texto Anterior: Morrem mais dois personagens
Próximo Texto: Morre Doucet, membro do grupo Cobra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.