São Paulo, sábado, 19 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Lista de Schindler' é favorito em pesquisa

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

'Lista de Schindler' é favorito em pesquisa
Levantamento do Gallup nos EUA aponta 34% de preferências ao filme de Spielberg; 'O Fugitivo' tem 26%
"A Lista de Schindler", de Steven Spielberg, é o favorito para vencer o Oscar de "melhor filme do ano" na próxima segunda-feira, em Los Angeles. O favoritismo foi revelado em pesquisa realizada pela rede de TV norte-americana CNN, pelo jornal "USA Today" e pelo Instituto Gallup.
A pesquisa revelou que 34% dos norte-americanos torcem pelo filme sobre a história de Oskar Schindler, empresário alemão que salvou mais de mil judeus do Holocausto. Em seguida vem "O Fugitivo", estrelado por Harrison Ford, com 26% das preferências.
Segundo a pesquisa, Tom Hanks é favorito ao prêmio de melhor ator por seu papel, em "Filadélfia", de um advogado homossexual demitido por ser portador do vírus HIV. Debra Winger, por sua atuação em "Shadowlands"(inédito no Brasil) é favorita na categoria "melhor atriz".
"Já ganhou"
O favoritismo de um filme sobre o Holocausto gera inquietude entre os organizadores, preocupados com o ressurgimento da violência no Oriente Médio. Os organizadores também querem evitar declarações políticas durante a cerimônia. No ano passado, os discursos da atriz Susan Sarandon e do ator Tim Robbins enfureceram Gilbert Cates, o produtor da cerimônia.
Em Los Angeles, o clima é de "já ganhou" em relação ao filme de Spielberg. No entanto, não seria a primeira vez que um favorito não obtém a vitória esperada. O fato de "A Lista de Schindler" ser em preto-e-branco, segundo revistas especializadas, pode seduzir ainda mais os mais de 5.000 membros da Academia, que nos últimos anos tiveram poucas chances de premiar um filme não colorido.
A unanimidade em torno de Spielberg e seu filme é tamanha que até a produtora de "O Piano" já se declarou convencida de que este é o ano do cineasta que em 22 anos realizou os filmes comercialmente mais bem-sucedidos de todos os tempos.

Texto Anterior: Estrangeiros têm favoritos
Próximo Texto: Cunningham vem para Festival de Inverno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.