São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Safety car' de 94 chega a 220 km/h

Carro foi a vedete do ano passado

DA REPORTAGEM LOCAL

Fornecer o "safety car" (carro de segurança) para o GP Brasil foi uma grande negócio para a Fiat no ano passado. O Tempra cor-de-vinho 16 válvulas foi uma das grandes estrelas da corrida, inaugurando uma regra criada pela FIA em julho de 92. Apareceu em fotos de jornais e revistas do mundo inteiro. Foi a primeira vez que houve necessidade do "safety car". Ele entra na pista em caso de acidentes graves ou chuva forte, funcionando como o pace-car da F-Indy –que elimina as diferenças de tempo entre os concorrentes.
Neste ano, o "safety car" de Interlagos será um Escort XR3 2.0i amarelo. Ele foi preparado pela Ford, patrocinadora oficial da corrida, para atender aos requisitos de segurança exigidos pela FIA. Chega a 220 km/h e tem freios e suspensões especiais. A outra vedete da Ford é um Verona 2.0i branco, o "Doctor Car", que vai servir ao médico da FIA, Sid Watkins.
Ambos têm sistema de comunicação por rádio com a direção da prova e enormes luminosos no teto. O "safety car" ainda possui indicadores de direção na traseira. A seta da esquerda, verde, indica que os pilotos devem ultrapassá-lo, exceto o líder. Este recebe a seta da direita, vermelha e permanece atrás do "safety car". Os demais completam a volta até ficarem em fila indiana atrás do líder enquanto a pista não for liberada.

Texto Anterior: Câmbio é problema de Christian
Próximo Texto: A CRISE NA FIFA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.