São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vale volta ao ouro de Serra Pelada

Empresa investe US$ 7 mi em pesquisa

ABNOR GONDIM
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

A CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) começa a investir US$ 7 milhões, a partir do final deste mês, em nova pesquisa mineral no garimpo de Serra Pelada (600 km ao sul de Belém). A previsão foi revelada à Folha pelo diretor em Belém da Docegeo (Rio Doce Mineração e Geologia), Ricardo Saueressig. A Docegeo é subsidiária da CVRD para pesquisas.
Segundo o diretor da Docegeo, a pesquisa vai atestar ou não a viabilidade econômica para a implantação de uma mina subterrânea onde já funcionou o maior garimpo de ouro do mundo. A pesquisa fará sondagens de até 400 metros de profundidade. "Na África do Sul, maior produtor mundial de ouro, há minas subterrâneas de até 3.700 metros", disse ele.
A Vale volta à área dez anos depois de ter sido ameaçada de depredação por um movimento de protesto apoiado pelo presidente da Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada, o ex-deputado Sebastião Curió. Os garimpeiross queriam destruir as instalações da Vale na Serra dos Carajás (PA), onde explora minério de ferro. Foram impedidos pela PM.
Saueressig afirma que a Vale não quer comprar nenhuma briga com os garimpeiros. Diz que a pesquisa não tocará na montanha de rejeitos que existe no garimpo.

Texto Anterior: Volks vai reduzir em 30% a produção de Fusca
Próximo Texto: Governo da Malásia planeja criar cidade da franquia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.