São Paulo, quinta-feira, 24 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemã comanda organização da Sauber

DA REPORTAGEM LOCAL

O mundo machista da F-1 teve que se acostumar a conviver, desde o ano passado, com uma mulher em cargo de chefia. A alemã Carmen Ziegler, 33, é quem manda na Sauber. Solteira, ex-funcionária do departamento de marketing esportivo da Mercedes-Benz, Carmen organiza tudo em sua equipe: passagens, estadia, horários e, principalmente, o cumprimento dos regulamentos da FIA.
No começo, diz ela, os mecânicos da Sauber estranharam. "Mas, depois do primeiro GP, se acostumaram", diz Carmen. Veja a seguir os principais trechos de sua entrevista à Folha.(FG)
Folha - Você se sente estranha num ambiente onde há quase apenas homens trabalhando?
Carmen Ziegler - Não. Por que deveria?
Folha - Você nunca foi discriminada?
Carmen - Não. No início, é óbvio que algumas pessoas estranharam. Mas depois da primeira corrida, no ano passado em Kyalami, o pessoal se acostumou.
Folha - Como você começou no automobilismo?
Carmen - Eu trabalhava no departamento de marketing da Mercedes. Depois passei a assistente do chefe de competições da fábrica. Fomos campeões mundiais de Marcas duas vezes, em 89 e 90. Conheci Peter Sauber naquela época. Ele fazia os chassis. Quando a Sauber passou para a F-1, ele me chamou.
Folha - O que você faz exatamente como chefe de equipe?
Carmen - Cuido de toda a organização do time. Sou responsável pelos hotéis, passagens de avião e alimentação, por exemplo.
Folha - E quando começa a corrida você tem um descanso?
Carmen - Não, aí é que começa o trabalho duro. Sou eu quem cuida para que tudo esteja dentro do regulamento. Se uma largada é cancelada, por exemplo, sou eu quem determina quantos litros de gasolina devem ser colocados no tanque e quem pode ir ao grid para mexer no carro.
Folha - Dizem que as regras são obscuras. Você concorda?
Carmen - Só acha isso quem quer. A FIA fez regras claras.

Texto Anterior: Resultado dá moral ao time
Próximo Texto: Técnico da seleção masculina diz que "garra" vai definir os titulares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.