São Paulo, quinta-feira, 24 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amistoso lembra 1970

SÍLVIO LANCELLOTTI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

No dia 4 de março de 1970, com o jornalista João Saldanha no comando da equipe, a seleção do Brasil iniciou a sua fase de preparação à Copa do México/70, em Porto Alegre, no primeiro de dois cotejos diante da Argentina.
Saldanha havia classificado a seleção numa etapa de eliminatórias de antologia: seis vitórias em seis pelejas, 23 tentos a favor e apenas 2 concedidos. No entanto, Saldanha revolucionou a sua escalação. Ignorou inúmeros veteranos e, com incrível antecedência, determinou seus 11 titulares.
A maior parte da imprensa apoiou o seu colega. Ninguém temia um sucesso da Argentina no Beira-Rio. Em Porto Alegre, todavia, a Argentina ganhou do Brasil, 2 a 0. Subitamente, a nação desabou em cima de Saldanha. Dias depois, o Brasil se recuperou e bateu a Argentina no Maracanã, 2 a 1. Saldanha, porém, não sobreviveu a uma igualdade, 1 a 1, diante do fraco time do Bangu. Acabou demitido.
No posto de Saldanha, o presidente da CBD, João Havelange, colocou Mário Zagalo. Como um dos preparadores físicos da comissão técnica de Zagalo se destacou, rapidamente, um jovem estudioso, de nome Carlos Alberto Parreira.

Texto Anterior: Maradona pede lanche às 4h da manhã
Próximo Texto: Basile vê domínio do esquema 3-5-2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.