São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente fardado e Mustang cor de sangue marcaram "anos de chumbo"

SÉRGIO AUGUSTO
DA SUCURSAL DO RIO

Presidente fardado e Mustang cor de sangue marcaram 'anos de chumbo'
Yes, nós também temos os nossos "anos de chumbo", com presidentes fardados, o primeiro dos quais sem pescoço, que morreu do mesmo jeito que Leila Diniz, Agostinho dos Santos, Felinto Muller e Regina Rosemburgo –ou seja, num desastre aéreo. Claro que ainda se lembram do nome dele, mas quantos de vocês sabem quem foi Regina Rosemburgo? Pena, pois há quem acredite que ela fez mais para a alegria (e até para a cultura) deste país que o marechal Castello Branco.
Moral da história: a História também é feita por pessoas e coisas que, à sua maneira, deixam a sua cicatriz no mapa. Do Mustang cor de sangue ao júri do programa "Flávio Cavalcanti"; dos Chopniks ao "Sheik de Agadir"; do desbunde à "Família Trapo"; da geração Paissandu ao João Sebastião Bar; da Tropicália às dunas da Gal; do José Geraldo de Almeida às onze feras do Saldanha. Infelizmente, como diz outra histórica figura daquele tempo, o jornalista e escritor Ivan Lessa, de 15 em 15 anos o brasileiro esquece o que aconteceu nos últimos 15 anos. Imagine, então, 30 anos. Foi sobretudo para reavivar sua memória –e lembrar que Regina Rosemburgo era musa do cinema novo– que foi feito o teste ao lado.

Texto Anterior: GALERIA: OS SÍMBOLOS QUE MARCARAM A ERA MILITAR
Próximo Texto: VEJA SE VOCÊ ESTÁ INSERIDO NO CONTEXTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.