São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
Próximo Texto | Índice

'Nave' promete emagrecer sem força

THAÍS OYAMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Ficaria perfeito na sala de ginástica da senhora Jetson. A dona-de-casa do desenho animado futurista que fez sucesso na década de 70 certamente teria sua Cápsula do Bem-Estar –a última novidade na onda da ginástica passiva (que não exige esforço do praticante).
Em São Paulo, a cápsula já é usada em pelo menos três academias. Por US$ 20 a sessão, promete pequenos milagres, como a perda de até 600 calorias (ou quatro pãezinhos franceses) em 45 minutos e a diminuição do apetite. Par os médicos, é completamente inócuo (leia texto ao lado).
Parece um ovo gigante. O usuário se deita dentro dela e fica só com a cabeça de fora. Um painel digital à altura dos olhos mostra um cardápio de dez programas, que, além do emagrecimento, inclui ajuda para quem quer parar de fumar ou tem insônia.
No programa de emagrecimento, o interior da cápsula é aquecido em até 85.º C (temperatura de uma sauna); o aparelho vibra chacoalhando o que o cliente quiser (só os quadris, só as costas etc.), exala quatro tipos de aroma (um deles inibiria o apetite) e toca de mantras a Maria Bethânia (à escolha do freguês). Completando o clima de "Odisséia 2001", o usuário tem à disposição um par de óculos que emite sinais luminosos e que promete levá-lo a estados variáveis de relaxamento.
"A sauna desintoxica e faz perder calorias, a massagem ativa a circulação e tonifica os músculos. Os demais acessórios relaxam", afirma Dony Zanuso, diretora do Centro de Ginástica Toning Systems (Cidade Jardim, zona oeste de São Paulo), uma das que adquiriram a cápsula de fabricação norte-americana.
Além desse aparelho, o centro oferece sete camas de ginástica passiva que fazem exercícios pelo usuário –cuja única tarefa é deitar-se nelas e se deixar levar. Uma homenagem à preguiça –só mais fácil do que emagrecer ingerindo cápsulas de vitaminas, outra novidade na área.
A professora de educação física Eliane Niskier, 34, da Perfect Shape (academia de ginástica passiva no Pacaembu, zona oeste), explica os benefícios que, segundo ela, as máquinas produzem. "O princípio é a ativação da circulação. O resultado é a perda de medidas", diz.
O método, afirma Eliane, é perfeito para quem detesta transpirar, não suporta dores musculares causadas por exercícios ou simplesmente não gosta de ficar cansado.

LEIA MAIS
sobre ginástica à pág. 4-6

Próximo Texto: Vergonha influencia opção pelo método
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.