São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso só ratificou 3 textos

OLIVIA SILVIA TELES
ESPECIAL PARA A FOLHA

As quatro conferências anteriores foram realizadas em 1975, no Panamá, em 1979, no Uruguai, em 1984, na Bolívia, e em 1989, no Uruguai. O resultado são 21 convenções interamericanas aprovadas –18 assinadas pelo Brasil.
A 5ª Cidip foi convocada pela Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), em 1989. A delegação brasileira na conferência foi chefiada pelo professor de direito internacional da USP e consultor jurídico do ministério das Relações Exteriores, João Grandino Rodas.
O professor de direito internacional da USP e ex-consultor jurídico do ministério das Relações Exteriores Vicente Marotta Rangel afirma que "durante muitos anos as Cidips foram apenas assinadas pelo Brasil. Nos últimos anos o ministério das Relações Exteriores empenhou-se em encaminhá-las ao Congresso. A regulametação da questão da lei aplicável aos contratos é do maior interesse para o Brasil".(OST)

Texto Anterior: Convenção pode facilitar comércio exterior do país
Próximo Texto: Legislação brasileira é de 1942
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.