São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
Texto Anterior | Índice

Qualidade total; Crise dis Poderes; Correspondência de José Dirceu; Recursos hídricos; Sugestão para o Betinho; Revista da Folha

Qualidade total
"Parabéns, fiquei realmente surpreso com esta nova iniciativa da Folha em lançar fascículos sobre qualidade. Essas inovações é que fazem da Folha um jornal de Primeiro Mundo."
Roberto Minozzo (Rio de Janeiro, RJ)

"Parabenizamos a Folha pela iniciativa de difundir a qualidade total através de elucidativos encartes semanais. Desde 91 estamos desenvolvendo um programa de qualidade e alguns bons frutos tem sido colhidos."
Aramiz Bussular da Silva, diretor-presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Vitória, ES)

"Como iniciar a implantação da qualidade total? Creio que algumas empresas deveriam começar o programa com as seguintes perguntas a cada empregado: Você tomou o café da manhã? O que você trouxe na marmita para o almoço? Você vai jantar hoje? Empresas da construção civil, por exemplo, constataram que grande parte de acidentes em obras acontecia em virtude de tonturas causadas pelo fato de os operários saírem de casa pela manhã sem se alimentarem direito."
Humberto Marcos Dias Maciel (Belo Horizonte, MG)

Crise dos Poderes
"No momento em que possível confronto entre os Poderes faz surgir o temor de crise nas instituições, todos os esforços devem ser feitos no sentido de debelá-la antes que ganhe maiores proporções. Se são lamentados os efeitos econômicos da interpretação (necessária ante omissão do texto legal) dada à MP 434 pelo Supremo, deve ser procurada solução alta para o impasse, preservados porém os princípios de autonomia e independência dos Poderes."
Carlos Moreira De Luca, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Segunda Região (São Paulo, SP)

"A Constituição dispõe que o 'governo' é constituído pelos três Poderes independentes e harmônicos entre si. Os três, portanto, são o 'governo' e igualmente responsáveis pela governança. A independência será irrestrita, quando se trata das funções específicas de cada um. Mas há questões, como os salários, que afetam as atividades de todos os Poderes. É aí que entra a harmonia. O ministro Gallotti desconsidera essa exigência do senso comum e tenta justificar o aumento de salários do Judiciário, dizendo que o fez porque é independente. A isonomia determinada pela Constituição permanece letra-morta e, mais uma vez, enterrada."
Benone Guimarães (Belo Horizonte, MG)

"Novamente nós estamos sendo sacrificados em nome de uma estabilização da economia. Quando digo nós, imagino toda a classe trabalhadora que não está sob a 'tutela' de sindicatos fortes e organizados."
Walter Moecke (Florianópolis, SC)

"O grande erro do Supremo Tribunal Federal foi admitir a média na conversão dos salários. Ao contrário do que se pretende, os magistrados foram coniventes com a deplorável MP que implode o reajuste salarial do último período. O impasse criado deve ser atribuído à atuação de alguns papagaios travestidos de tucanos."
Oswaldo Gonçalves Correa Júnior (Guarulhos, SP)

Correspondência de José Dirceu
"A respeito de reportagem publicada na edição de 25/03, em que são feitas alusões a um suposto uso 'eleitoral' da quota de correspondência do gabinete do deputado José Dirceu em Brasília: 1) Toda a infra-estrutura que a Câmara coloca à disposição de seus membros é mobilizada pelo deputado para bem desempenhar seu mandato e informar aos eleitores sobre as atividades políticas que desenvolve –entre elas, obviamente, sua indicação para candidato a governador de São Paulo. 2) Está entre os direitos do deputado enviar, da Câmara, cartas a seus eleitores com informações sobre a pré-candidatura. O mesmo critério autoriza que a correspondência do deputado possa incluir, por exemplo, convites (impressos fora do Congresso) da sua festa de aniversário, que nas atuais circunstâncias não poderia passar ao largo da campanha eleitoral. 3) A crer na linha de argumentação exposta na reportagem, sempre que o deputado, por exemplo, tomasse um avião em Brasília para vir a São Paulo, participar de eventos de campanha, faria também 'uso eleitoral' de dinheiro público. 4) Portanto, para demonstrar sua 'tese', bastaria à repórter escrever que José Dirceu é deputado e usa suas prerrogativas para o exercício da atividade político-parlamentar. Não era necessário que a jornalista se apresentasse no gabinete como 'uma eleitora' em busca de material de campanha (que não havia). 5) Ainda a respeito de dinheiro público, é forçoso admitir que alguns deputados têm a sorte de não precisar utilizá-lo. Por exemplo, aqueles que se movem pelo país nos jatinhos das empreiteiras. Pelo particular código de ética que embasa a reportagem, este seria um caso exemplar de defesa do interesse e do dinheiro públicos."
Alon Feuerwerker, assessor de imprensa do deputado José Dirceu (São Paulo, SP)

Recursos hídricos
"Com referência ao oportuno e sensato artigo do ministro do Meio Ambiente, Rubens Ricupero, sobre o Dia Mundial da Água, o consórcio para a despoluição dos rios Piracicaba e Capivari foi fundado com a certeza de que a recuperação dos mananciais de abastecimento público passa, obrigatoriamente, por um trabalho regional baseado em bacia hidrográfica."
Frederico Polo Muler, prefeito de Americana e presidente do Consórcio Piracicaba-Capivari (Americana, SP)

"As idéias defendidas pelo ministro Ricupero no seu artigo publicado dia 22/03 estão há alguns anos se materializando pioneiramente nas bacias dos rios Piracicaba e Capivari."
José Machado, ex-prefeito de Piracicaba (Piracicaba, SP)

Sugestão para o Betinho
"Encaminhamos uma sugestão ao sociólogo Betinho e sua Campanha da Cidadania, para utilização mais racional de medicamentos comercializados no país. Muitas famílias guardam em casa sobras de medicamentos com prazo de validade ainda não vencido, os quais na maioria das vezes acabam não sendo aproveitados. O aproveitamento racional dessas sobras de medicamentos, levado a cabo através de uma campanha nacional, devidamente controlado por profissionais da área de saúde, pode levar a uma economia considerável para o país e ao atendimento de necessidades da população carente."
Eddie Mancini e João B. Hanai (São Carlos, SP)

Revista da Folha
"Congratulo-me com a Folha pela grande aquisição do colunista John Casablancas. Será um sucesso."
Hélio Costa (Belo Horizonte, MG)

Texto Anterior: Uma crise pré-fabricada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.