São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
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Conheça regras e estratégias para exportar

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Comércio exterior não é um "luxo" reservado apenas para grandes empresas. É uma saída também para as micro e pequenas que buscam ampliar seus negócios. O comércio internacional, no entanto, tem normas e regras rígidas que devem ser seguidas para que a empresa não se "queime" lá fora.
Um dos primeiros passos é pesquisar mercados em países onde o produto se adapte. Mauro Ávila, gerente de comércio exterior do Sebrae SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), sugere que as empresas se voltem inicialmente para a América Latina, levando em conta a proximidade e a aceitação dos produtos brasileiros nos países vizinhos. Além disso, Europa e Estados Unidos têm mecanismos mais rígidos de controle dos produtos que importam.
É necessário fazer uma pesquisa nas estatísticas de comércio exterior disponíveis. Elas mostram que países estão comprando o quê das empresas brasileiras. Para isso, deve-se procurar agências do Banco do Brasil que operem no comércio internacional e pedir os dados à Secex (Secretaria de Comércio Exterior), do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo.
Edith Wagner, 47, dona da Pró-Marketing, empresa que faz pesquisa de mercado, diz que é importante saber quem são os concorrentes e também ter informações sobre o nível de vida e hábitos de consumo da população.
Determinado o local para onde se pretende vender, o próximo passo é procurar a Câmara de Comércio do país e escolher um representante comercial.

LEIA MAIS
sobre comércio exterior na pág. 9-3.

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