São Paulo, terça-feira, 29 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Últimos presos deixam presídio da Ilha Grande

Instituto Cândido Mendes está vazio

DA SUCURSAL DO RIO

Os últimos 199 presos do Instituto Penal Cândido Mendes, na Ilha Grande (100 km ao sul do Rio), foram transferidos ontem para o presídio Vicente Piragibe, em Bangu (zona oeste do Rio).
O detento Róbson Ferreira foi libertado ontem, na hora da transferência, quando chegou seu alvará de soltura.
"Estou muito feliz por ser libertado agora, justo quando meus companheiros estão indo para o Rio", disse Róbson.Ele havia sido condenado a seis anos e oito meses por assalto a mão armada.
Os presos saíram da Ilha Grande às 16h30, escoltados por 60 policiais do Batalhão de Choque, e foram transferidos na lancha Brisamar até Mangaratiba. Eles não usavam algemas, segundo a assessoria do Departamento do Sistema Penitenciário, porque é proibido embarcar pessoas algemadas.
Em terra, foram algemados novamente e seguiram para o Vicente Piragibe em seis micro-ônibus, dois caminhões e dez camburões.
O presídio Vicente Piragibe, segundo o Desipe, foi reformado para adquirir condições de segurança média e receber os detentos da Ilha Grande. Os 196 detentos do Piragibe foram transferidos para o presídio Plácido Sá Carvalho, em Bangu.
O presídio da Ilha Grande foi construído em 1940 e abrigou muitos presos políticos. Foi lá que, na década de 70, nasceu o Comando Vermelho. O presídio da Ilha Grande será demolido e dará lugar a um hotel.

Texto Anterior: Ministro anuncia pacote antiviolência
Próximo Texto: Rapaz é assassinado durante briga entre gangues no interior de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.