São Paulo, terça-feira, 29 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura recolhe 8 t por dia

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo coleta diariamente uma média de 8 toneladas de lixo reciclável, o que equivale a apenas 0,5% das cerca de 13 mil toneladas de resíduos produzidos por dia na cidade.
O material é depositado espontaneamente, pelos usuários, em contêineres espalhados em parques, praças e locais de grande circulação pública.
Em cada um desses pontos de coleta –chamados de PEVs (Postos de Entrega Voluntária)– há quatro contêineres –para vidro, papel, plástico e metais. Os contêineres são nas cores laranja, verde, azul e amarelo.
Caminhões da prefeitura passam toda semana nos PEVs, recolhem o material da coleta seletiva e transportam o lixo para o centro de triagem de Pinheiros.
No centro, o lixo era despejado em uma esteira. O equipamento tem um imã que atrai os metais, isolando-os do restante do lixo.
Papel, plástico e vidro eram separados manualmente por funcionários do centro. Havia um processo de seleção que descartava os materiais que não prestavam para a reciclagem, como embalagens de leite longa vida.
Depois de separado, o material era vendido para indústrias que os reutilizavam. O serviço dava prejuízo. Todo o processo custa cerca de US$ 250 a tonelada, dez vezes mais que a coleta comum. (Daniel Castro)

Texto Anterior: Maluf enterra lixo da coleta seletiva
Próximo Texto: Henry Sobel deve deixar hospital hoje; Camisinha não deve ter isenção do ICMS; Diretora da USP é nomeada vice-reitora; SENA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.