São Paulo, terça-feira, 29 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blitz educativa tem aula no lugar de multa

Policial encaminha motorista à aula

DA FT

Uma operação inédita, montada por policiais do 4º Batalhão de Policiamento de Trânsito, levou motoristas para a sala de aula ontem na avenida Emílio Carlos.
Motoristas que foram flagrados com alguma irregularidade no veículo puderam escolher entre levar uma multa ou assistir a uma palestra educativa. A maioria preferiu a aula. Segundo o batalhão, a ação vai acontecer mensalmente.
Segundo o presidente do Instituto Nacional de Segurança no Trânsito, Roberto Scaringella, não é contra a lei convidar motoristas infratores para participar de uma aula. "Para evitar acidentes, é preciso educar, multar e desenvolver a engenharia de trânsito", disse Scaringella.
Um bloqueio foi montado na avenida Emílio Carlos e uma equipe de policiais fiscalizava os carros. Quando encontravam alguma irregularidade –como pneus carecas, falta de estepe, carro sem placa ou motociclista sem capacete–, o responsável era multado ou convidado às aulas.
"Multar não resolve", disse o capitão José de Almeida Noronha, 37, que comandava a operação.
A escola estadual Luiz Gonzaga Righini cedeu uma de suas salas para a realização da palestra. Com duração de uma hora, a aula começou com um questionário sobre as infrações mais comuns e depois foi apresentado um vídeo com cenas de acidentes de trânsito.

Texto Anterior: Projeto tenta regularizar loteamentos clandestinos
Próximo Texto: Leitor reclama de atraso da Telesp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.