São Paulo, terça-feira, 29 de março de 1994
Próximo Texto | Índice

Qualidade total; Valeu!; Não dá pra não ler; Companheiros seringueiros; Porta-vozes do ministro; Jorge Amado hoje; Frankenstein eleitoral; Purificação pelo voto; Charlatães; Homem de visão; Desilusões; Maniqueísmo esportivo; "A Lista de Schindler"; Thatcher na prática

Qualidade total
"Congratulamo-nos com a Folha e o Sebrae pelo feliz lançamento dos fascículos Qualidade Total, que representam uma grande contribuição e incentivo às mudanças com vistas à qualidade e produtividade e, consequentemente, à maior competitividade."
Jacob Daghlian, diretor-secretário e relações internacionais da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (São Bernardo do Campo, SP)

"Informamos que o material da Folha e do Sebrae está sendo fartamente aproveitado na Biblioteca Pública do Paraná, que neste ano inicia o seu programa de qualidade total."
Valéria Prochmann, diretora da Biblioteca Pública do Paraná (Curitiba, PR)

"Os fascículos Qualidade Total estão dando aos pequenos empresários a oportunidade de conhecer conceitos e idéias que podem mudar para melhor a vida do seu negócio."
Nivia Tameirão, técnica do Centro de Capacitação e Apoio ao Pequeno Empreendedor (Belo Horizonte, MG)

"Quero parabenizar a Folha e o Sebrae pela publicação dos fascículos sobre qualidade total. Mas como exigir qualidade se as necessidades básicas da maioria dos trabalhadores do nosso país não são satisfeitas? Isto vai contra a própria definição de qualidade: satisfação de todas as pessoas envolvidas."
Edimar Santana (Divinópolis, MG)

"Quero parabenizá-los pela iniciativa Qualidade Total. Precisamos alterar profunda e urgentemente o sistema educacional brasileiro, se quisermos ter daqui a 25 anos quem dê continuidade a movimentos desse tipo."
Durvalino Simões Ferreira (Santos, SP)

Valeu!
"Angeli se superou na charge da pág. 1-2 de 23/03. Valeu a renovação anual de minha assinatura."
Renato S. Rios (Santos, SP)

Não dá pra não ler
"Gostaria de parabenizar a Folha pelo 'rap' '94, Não Dá pra Não Ler'. Mudei-me de Uberaba (MG), onde minha mãe assinava a Folha, para São Paulo e não consigo ficar satisfeito se não recorrer a um exemplar do jornal na biblioteca da escola."
Fúlvio Rieli Mendes (São Paulo, SP)

Companheiros seringueiros
"O artigo de Luís Nassif na Folha de 27/03, a respeito da questão da borracha na câmara setorial, foi providencial. Minha posição vai ser de não permitir que haja desemprego entre os companheiros seringueiros."
Vicente Paulo da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (São Bernardo do Campo, SP)

Porta-vozes do ministro
"A imprensa quase toda, encantada com o sr. FHC, tem-se limitado a repetir-lhe as idéias na questão dos salários do Judiciário e Legislativo. Coube ao brilhante Janio de Freitas (22/03) o vislumbre do óbvio: o uso da URV do dia 20 não representa ganho algum."
Aldemiro Rezende Dantas Jr. (Manaus, AM)

Jorge Amado hoje
"Quero parabenizar Gilberto Dimenstein pelo artigo do dia 23/03 ('Gabriela está de luto'). Solidarizo-me com sua decepção com Jorge Amado, pois me incluo entre os que se consideram traídos nos sentimentos que o escritor tanto ajudou a consolidar."
Paulo Jackson, deputado estadual (Salvador, BA)

Frankenstein eleitoral
"Quais seriam as identidades recém-descobertas entre o PSDB e o PFL, que até uns 80 dias atrás pareciam tão afins quanto água e óleo. Seria curioso conhecer o Frankenstein parido por esses dois partidos."
Alberto Mac Dowell de Figueiredo (São Carlos, SP)

Purificação pelo voto
"Sem dúvida, o Congresso está cheio de pessoas indignas de seus mandatos. Mas para as pessoas que pedem seu fechamento, esse ano é a chance não de fechar o Congresso, mas do Congresso se fechar, através do voto, para esses elementos nocivos ao país."
Luciano Alves Nogueira (Maringá, PR)

Charlatães
"Curiosíssimo o artigo de 20/03 de Gilberto Dimenstein, intitulado 'As faculdades formam charlatães?'. O assunto baseia-se na ausência de ética profissional médica, mas daí generaliza-se, dando vazão ao questionamento de culpa às faculdades. Afirmo que esse conceito 'anti' (antiética, antidisciplina, antiprofissionalismo, anti-honestidade) é adquirido fora das faculdades, sendo todos correlatos com a Lei de Gerson. Quem sabe se para um mal médico não houvesse o Conselho de Medicina para julgá-lo? O verdadeiro charlatão não se faz num banco de escola, mas nas esquinas da vida."
Ronaldo Rodrigues (Araguari, MG)

Homem de visão
"Excelente a foto de 22/03 na qual aparece o treinador da seleção brasileira de futebol, Carlos Alberto Parreira, de óculos escuros e com a brilhante legenda: 'Um homem de visão'."
Luiz A. S. Freitas (São Paulo, SP)

Desilusões
"Que a derrota do favorito Ayrton Senna no GP Brasil de Fórmula 1 sirva de lição para o povo brasileiro, que anda eufórico com a seleção brasileira para com a Copa do Mundo."
Marcos Moreno (Varginha, MG)

Maniqueísmo esportivo
"Em matéria de futebol, já se sabe que todo brasileiro se julga técnico. Porém, de modo geral, as opiniões –tanto dos leigos quanto dos especialistas– desaguam na mesmice do seguinte raciocínio imediatista: a) em caso de vitória, o time vai bem/ jogadores jogam como ninguém/ o técnico é gênio também; b) em caso de derrota, o time está sem eira nem beira/ jogadores só fazem besteira/ o técnico é uma 'toupeira'. Vamos crescer, gente!"
Maurício Luís Silva (São José do Rio Pardo, SP)

"A Lista de Schindler"
"Excelente o artigo do deputado José Serra (27/03) sobre a fita de Spielberg 'A Lista de Schindler'."
Olgierd Ligeza Stamirowski (São Paulo, SP)

"Os periódicos têm dado bastante destaque ao filme 'A Lista de Schindler'. A barbarie é coisa cotidiana no Brasil. Convivemos com ela dia e noite. Ou por acaso a miséria, a fome, a mortalidade infantil, a prostituição infanto-juvenil, o trabalho do menor, a marginalização, a constante violência urbana (mata-se aqui devido à fome, à miséria) e o descaso das elites que nos governam já não são a barbárie?"
Eleny Delgado (Santos, SP)

Thatcher na prática
"A sra. Thatcher veio nos mostrar o óbvio: que a teoria na prática levou a Inglaterra a 10% de desempregados..."
Javier Mateo Arana (Santos, SP)

Próximo Texto: Crise, inflação e injustiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.